Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Acessórios para correr no frio

Acessórios para correr no frio

A pior onda de frio do ano chegou. Os meteorologistas confirmam que serão os dez dias mais frios – e em sequência – da temporada anual de baixas temperaturas. E chegou na primeira semana do semestre. Justo agora que tantos atletas renovam seus planos na corrida.

Se for pensar “amanhã eu corro e reponho o treino”, achando que o frio se vai, só se engana. Treinaremos essa semana inteira com baixas temperaturas. Faz parte! Frio e corrida combinam em termos de performance, isso vale também para corredores lentos.

Para os brasileiros do Sul e Sudeste, o ticket médio desta frente fria vai dos 0ºC aos 10ºC.  Depois da geada congelante e frio e vento invisíveis, sentimos na pele seus efeitos. Correr no frio é prazeroso. É necessário para o corredor se conhecer. Mas para isso é preciso tomar alguns cuidados com a vestimenta. 

No frio a velha máxima que basta um calção e camiseta para correr cai por terra. Talvez, exceto, se sua corrida começa e termina na porta de casa, mas mesmo assim algumas condições climáticas vão exigir proteção extra durante a corrida.

São itens que o corredor do mais simples ao abastado deve possuir para manter um treino mais focado no objetivo e não ficar pensando: “ai que frio!”.

Sabemos que pelas extremidades do corpo que o calor se dissipa, assim, vai uma listinha matadora de itens coringas e necessários.

Acessórios para correr no frio

Nas mãos as luvas térmicas que são elaboradas com design especifico para atuar contra o vento são quase que obrigatórias. Esqueça suas luvas de lã em casa. Se a corrida for em ambiente outdoor as luvas devem ser térmicas e impermeáveis.

Na cabeça o ideal são os gorros ‘coquinho’ que encobrem as orelhas. Boné ajuda a proteger a cabeça, deixando, no entanto, as orelhas de fora ,o que não é legal.

Os práticos buffs são uma grande pedida. A engenhoca faz a cabeça dos corredores com suas várias formas de uso, seja na cabeça no pescoço, no rosto, nos punhos e nas mãos.

Nos braços outra engenhoca desenvolvida neste século XXI. Os manguitos que se tornam versáteis na medida que podem ser enrolados quando a temperatura sobe, e esticado quando desce, além de ser de fácil transporte.

No frio extremo, correr só de camiseta está fora de cogitação. O mínimo, mínimo mesmo, para os mais calorentos deve ser duas camadas de roupas. As combinações são várias e tudo dependerá da intensidade de seu treino e da temperatura.

Leia mais

Provas míticas: Ultra Marathon Caballo Blanco

Itens importantes para levar em uma viagem para correr

O equipamento básico de trail running

Pode ser uma regata por baixo com uma camiseta na parte superior. Uma camiseta e um corta-vento. Uma segunda pele manga comprida mais uma camiseta. Enfim, o importante é se proteger. Uma muda de roupa seca para o depois é essencial para evitar os efeitos da friagem ao desaquecer.

No mercado existem camisetas de mangas comprida com um furo na região do dedão. A sacada permite que a camiseta proteja as mãos até a região dos dedos. Leggings e meias de compressão ajudam a proteger as pernas.

Apesar de ser frio, os raios solares estão aí e bem intensos dada a falta de nuvens. Assim os protetores solar e labial não devem ser relevados. A hidratação continua da mesma forma que nos dias mais quentes.

Todos itens desta matéria são unissex. Podem e devem ser usados por todos os gêneros para correr no frio. 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30)... VEJA MAIS

Compartilhe por email!