Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Alta performance na vida: o poder do silêncio

Alta performance na vida: o poder do silêncio

Pode parecer simples demais, mas ficar alguns momentos em silêncio opera maravilhas no dia a dia tumultuado que todos temos. Eu comecei a experimentar essa sensação de só observar, sem me obrigar a nada, nem mesmo a ter algum insight, e vou dizer: vale muito a pena!

Pra mim, o silêncio é uma higiene mental. É com ele que começo meu dia, sempre que possível, e é ele quem me salva quando a mente já está saturada de informação, barulhos e precisa de calma para pensar. Pode parecer simples demais, mas o silêncio é artigo raro nos dias de hoje, especialmente nas grandes cidades. Já nos acostumamos com os barulhos dos carros e das buzinas, mas experimente perguntar a alguém que vive em outro lugar: nós temos barulhos demais!

E como estamos acostumados a eles, músicas, conversas, televisão, rádio e tudo mais que emita som, não parece que isso possa ter efeitos tão nocivos ao nosso bem-estar. Mas, acredite, tem! Bom, posso falar por mim: quando comecei a prestar atenção nessas pausas no meu dia, em que me proponho apenas a silenciar, percebi que há uma energização, as ideias clareiam, é algo que costumo fazer quando preciso me concentrar para estudar, por exemplo, ou quando estou em um momento do dia em que dá vontade de dizer CHEGA! Bem, o fato é que o silêncio é uma espécie de “basta” pra esse zunzunzum que acaba trazendo estresse, irritação, ansiedade.

 

Leia mais

Corpo inflamado: veja os sintomas e saiba como evitar

Treino de crossfit e tempo seco: como conviver

Como a falta de mobilidade articular influencia no rendimento no crossfit

 

Duas coisas bem importantes que aprendi sobre o silêncio:

Estamos acostumados a reagir diante das situações

O que isso quer dizer? Alguém fala/questiona/ataca e a gente já tem que ter resposta na ponta da língua, certo? Bem, nem sempre. Às vezes, silenciar antes de reagir pode nos trazer outra perspectiva das situações, nos fazer agir com mais clareza e evitar confrontos desnecessários. E, se eles precisam acontecer, que seja de cabeça fria e argumentos concretos, não é mesmo?

Ansiedade e estresse são falta de estar no presente

Há algo de muito poderoso em silenciarmos, olharmos em volta e vermos que, agora, está tudo certo. Quanta ansiedade passamos por coisas que nem chegam a acontecer? E quanto estresse por situações que já terminaram, e que só continuam em looping na nossa mente? O silêncio é uma ferramenta incrível para estar no presente.

Quando a gente silencia, consegue entender também os movimentos que estão no pensamento e que normalmente não percebemos. Sabe quando você conversa com alguém e fala algo sem pensar muito e aquilo vira um momento eureka, em que você se dá conta do que estava preocupando ou estressando você? Pois silenciar pode fazer com que esses insights aconteçam de forma mais constante e até organizada. Ouvir o que pensamos é enriquecedor. Ouvir o universo também é. Mas só conseguimos fazer isso silenciando e olhando para dentro.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Fernanda Surian

Professora de inglês e português para estrangeiros, competidora de crossfit, apaixonada por viajar, escrever e compartilhar. Vivendo e aprendendo cada vez mais sobre performance para uma v... VEJA MAIS

Compartilhe por email!