Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Altra Torin 4.0 Mesh e Escalante Knit chegam em junho no Brasil

Altra Torin 4.0 Mesh e Escalante Knit chegam em junho no Brasil

Como alguns corredores e triatletas já sabem, a marca americana Altra chega oficialmente ao Brasil em junho, e dois dos principais modelos que estarão presentes em lojas especializadas, serão os modelos Altra Torin 4.0 e Escalante. A Altra Brasil me enviou ambos os modelos para testes.

Recentemente eu escrevi um artigo sobre o modelo Torin 3.5, que comprei no final de 2018. É o principal tênis de amortecimento da marca, que rivaliza com os principais modelos das grandes marcas do mercado, como Asics Nimbus, Adidas Ultra Boost, Mizuno Sky, New Balance 1080, Saucony Triumph, Hoka Bondi, On Cloudsurfer, Brooks Levitate, Nike Vomero, entre outros. Além de ser leve quando comparado com alguns concorrentes, o Torin é zero dop, um DNA da Altra, presente em todos os modelos da marca.

Leia mais

On Running mantém crescimento no mercado de corrida

Hoka Rehi: o modelo de competição mais leve da marca

Nike Zoom Vomero 14 sai da “sombra” do Pegasus com novo design

O novo 4.0, que ainda não lançou no marcado americano, será o modelo a ser comercializado no Brasil. Comparado ao 3.5, houveram poucas mudanças. Basicamente o design da entressola e principalmente do solado são as atualizações. A nova edição ficou algumas gramas mais pesada, porém não é perceptível. O mais importante é o conforto que o tênis oferece. Muito macio, flexível e estável.  Para quem opta por tênis com forma larga, os modelos da Altra, neste quesito, irão fazer a diferença.

Informações Técnicas:
Categoria:
Amortecimento
Pisada: Neutra
Drop: Zero
Peso: 286gr (Tam 42 Masculino)
Finalidade: Treinos de rodagem e provas de curtas e longas distâncias

Altra Escalante Knit

Considerado um modelo de performance, o Escalante atualmente subdivide-se em dois tipos: Escalante 1.5 e Escalante Racer. Há alguns anos tive um modelo da marca que foi desenvolvido para o triathlon que se chamava 3-SUM. Foi em maio de 2013. Naquela época, a Altra mantinha uma composição de borracha de carbono no solado, que parecia uma plataforma de madeira. Correr descalço era mais confortável. E alguns modelos tinham esta característica de solado. A partir de 2015, os solados dos Altra evoluíram bastante e atualmente os modelos de performance são confortáveis.

No caso do Escalante Knit que será lançado, considerando o conforto e resposta, com relação ao amortecimento é um modelo mais atrativo do que alguns concorrentes. Porém, o fator negativo é a malha de cabedal em knit. Ela é muito grossa (lembra a malha de cabedal dos primeiros Hoka Hupana), sem qualquer abertura na trama para ventilação e, caminhando ou correndo com ele, no momento da decolagem a malha na área dos dedos cria um vinco (foto abaixo), sempre tocando na forma do pé, o que gera um desconforto. E quando molhado, a situação piora com relação obviamente ao aumento do peso, já que o knit, por ser muito grosso, absorve demais a água.

Acredito que para o Brasil, a melhor versão do Escalante seria o Racer (modelo com o qual o Triatleta Andy Potts competiu no Ironman 70.3 Pucón no início do ano), já que mesmo a malha de cabedal sendo em knit, as tramas são mais abertas facilitando ventilação e drenagem de água. Vamos acompanhando os lançamentos que virão.

Informações Técnicas
Categoria: Performance
Pisada: Neutra
Drop: Zero
Peso: 273gr (Tam 42 Masculino)
Finalidade: Treinos de velocidade e provas de curtas e longas distâncias

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de pro... VEJA MAIS

Compartilhe por email!