Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Aos novos corredores de 2020

Aos novos corredores de 2020

Para você que vai começar a correr em 2020, ou sente que será um(a) novo(a) corredor(a), com novos desafios, novas metas ou simplesmente novas atitudes, esta carta é em sua homenagem.

Antes de mais nada, saiba que o mundo da corrida cresceu muito. Muito mesmo. No volume de provas, de praticantes, simpatizantes, especialistas, incentivadores, críticos e piadistas. Mas também na quantidade de polêmicas, dúvidas, ansiedades e, consequentemente, medos.

Correr nunca foi tão difícil, tão detalhado, tão complexo e tão cheio de fatores incontáveis a se pensar antes, durante e depois. Ou seja, nunca foi tão cansativo. E mesmo que alguns defendam esse cansaço, que ele veio para agregar e possivelmente nos preservar, eu algumas vezes discordo.

Acredito que a informação deva ser absorvida aos poucos, conforme a pessoa vai experimentando e aumentando sua bagagem em uma modalidade. No caso da corrida, é importante que ela vá aprendendo conforme ela vai correndo, cada vez mais e melhor, sem necessariamente saber tudo sobre o tema antes de iniciar os “experimentos”.

Cadência, postura, tipo de pisada, centro de massa, aterrissagem, oscilação vertical, acessórios, modelos de tênis e roupas são só alguns exemplos.

Sinceramente, deixe tudo isso de lado e comece com o que te deixa mais à vontade, sem pensar em nada, apenas no seu bem-estar. Depois de algum tempo você vai buscar melhorias e aperfeiçoamento, caso sinta necessidade ou algum desconforto.

Diversos artigos científicos sobre os temas demonstram que existem variações em todos os parâmetros. Ou seja, pessoas que vão no sentido contrário do que se estabelece para evitar lesões ou melhorar performance e não se lesionam e não perdem rendimento.

Isto é, não mude nada de sua natureza, sem antes testá-la. Não planeje seu jeito de correr antes de começar a praticá-lo. Simplesmente deixe fluir, sem ficar se analisando, procurando defeitos ou maneiras de melhorar logo no início.

Seja você uma pessoa nova na corrida ou buscando uma corrida nova, tente pensar menos e curtir mais. Nosso corpo foi feito para correr. Então antes de tudo, siga o seu instinto. E não o dos outros. E somente depois disso, caso esteja com dificuldades, aí sim procure uma ajuda. Do contrário, seja livre.

Desejo a todos um 2020 libertador, com uma corrida livre, leve e solta.

Leia mais

A obsessão na corrida

Treinando no escuro

Os pontos negativos da corrida

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Marcel Sera

Fisioterapeuta, palestrante e atleta amador! A ideia, aqui, é explicar como usamos e o que acontece com o nosso corpo em cada situação, ação e emoção de nosso dia-a-dia. Correr é uma... VEJA MAIS

Compartilhe por email!