Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

As arapucas das calçadas

As arapucas das calçadas

Costumo dizer que um dos melhores treinos para a modalidade trail running é correr nas calçadas paulistanas. Eu corro muito nelas. Invariavelmente, para ir e voltar ao parque onde faço o “grosso” da rodagem.

Os obstáculos, buracos, saliências e desníveis são tantos que não devem em nada para muitos percursos técnicos e casca grossa que vemos em corridas de trilhas por aí.

Em São Paulo, em particular, o fato é agravado pela legislação vigente, que estipula que cada proprietário faça a manutenção da sua calçada. Assim, um mosaico é criado.

Em uma mesma rua vemos vários tipos de construção: concreto, pedras portuguesas, asfalto, lajotas e todo o tipo de sorte. Isso obviamente quando a manutenção é feita, não deixando o passeio público ao relento.

 

Leia mais

Marílson e a cerveja pós-corrida

O melhor local de treino da Grande São Paulo

Segurança e fones de ouvido na corrida

 

Poucas vias seguem um mesmo padrão – um caso à parte é a Avenida Paulista, com suas belas, conservadas e largas calçadas. Um verdadeiro oásis incrustado na cidade.

Com a manutenção em débito, o corredor deve ficar bastante atento para evitar os famigerados tombos, pois as consequências podem ser desde um simples arranhão até algo bem mais grave.

Boas dicas (vindas são: elevar um pouco mais a passada, correr com um olho à frente e outro no local onde se vai pisar e até o uso de uma headlamp quando os treinos acontecem à noite, em lugares pouco iluminados.

Portanto, cuidado é essencial para que seu treino de trail running saia da forma planejada.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30)... VEJA MAIS

Compartilhe por email!