Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Árbitro de crossfit, conte alto!

Árbitro de crossfit, conte alto!

Oi meu nome é César e serei seu árbitro nessa prova. Essa fala precede o momento em que explico brevemente a prova, principalmente a sua dinâmica, pra que lado devemos executar determinado exercício ou onde é marcado o tempo final. Enfim, cada torneio e cada prova tem sua particularidade.

É nesse momento que falo sobre a maneira que vai rolar a arbitragem. Sim, eu conto alto, sim, eu gesticulo tanto para as repetições válidas como para as não válidas (os bons e velhos no reps), faço contagem das últimas cinco repetições com os dedos e principalmente eu falo com o atleta.

Tudo isso por um motivo: comunicação entre árbitro e atleta é essencial para o bom andamento do torneio, mas é claro que existe um limite para tudo isso. A obrigação do árbitro é zelar pelas regras do torneio e padrões de movimentos exigidos, mas como estamos completando 9 anos de crossfit no país, a maioria dos torneios é composta por atletas amadores, mesmo em suas categorias mais avançadas.

Ou seja, nem todos sabem porque tomam o “no rep” ou o porquê da punição. Muitas vezes mal sabem em que repetição estão e quantas faltam. Se comunicar com o atleta não é ajuda-lo, é manter o torneio na linha.

Por isso, organizadores, treinem os seus árbitros pra que eles possam lidar com qualquer contratempo, para que possam arbitrar outros torneios maiores no futuro e que principalmente cooperem para o andamento do seu torneio.

Árbitros sejam firmes, prestem atenção, sejam claros e rápidos, mas principalmente saiba como se comunicar.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

César Furtado

Natural de Pirassununga, formado em Educação Física, Gestão do Esporte e do Lazer e posteriormente em Administração de Empresas, e mestrando em Ciências do Esporte na USP. Certificado... VEJA MAIS

Compartilhe por email!