Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Conheça os benefícios do abacate

Conheça os benefícios do abacate

Muitas pessoas não acreditam nos benefícios do abacate para uma alimentação saudável. Que por ser muito calórico e gorduroso favorece o ganho de peso e, portanto, não deve ser consumido diariamente. Mas essa ideia é por demais equivocada. Vários estudos vêm demonstrando que de vilão ele não tem nada. Muito pelo contrário!

Além de ser rico em ômega-9, gordura boa que combate o colesterol e protege o coração, novos estudos estão associando o consumo de abacate à redução de peso. O nutriente responsável pelo benefício é o ácido oleico, encontrado na polpa numa proporção excepcional. Por conta da quantidade de gordura boa, ele aumenta a sensação de saciedade, fazendo você ficar satisfeito com menos comida. A fruta também tem digestão lenta, por possuir baixa carga glicêmica, além da propriedade de reduzir a inflamação nas células adiposas, que favorece o acúmulo de tecido adiposo. O nutriente potente que ajuda a diminuir essa inflamação é o beta sitosterol. Quanto maior a quantidade desse anti-inflamatório natural, melhor.

Mas o abacate não oferece benefícios somente para aqueles que buscam a redução de peso. Pesquisas mostram que consumido por atletas de endurance no pós-treino ele também contribui para diminuir o cortisol, hormônio do estresse que acelera o catabolismo muscular — quando o organismo “queima” massa magra como fonte de energia.

Outro efeito interessante é consumir a fruta antes de dormir. Pesquisadores descobriram que ela pode intensificar a ação do GH (hormônio do crescimento), cujo pico de produção é à noite, durante o sono. Para quem deseja aumentar a massa muscular, a dica é ingerir duas colheres de sopa de abacate puro antes de ir para a cama — não vale nem pôr adoçante!

Mas seu consumo também é indicado em outros períodos do dia. Ele pode ser incluído no café da manhã, no lanche da tarde e até mesmo no jantar. Apesar de não ser costume em nosso país, vale a pena incluir no cardápio o abacate salgado. Ele combina muito bem com peixes e saladas!

Lembrando que o ideal é sempre procurar um nutricionista para que ele possa manipular a sua dieta de modo que ela lhe traga cada vez mais benefícios para a saúde e a performance nos treinos.

(Reportagem publicada na revista VO2, edição #110 de Julho/Agosto de 2015)

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Denise Entrudo

Nutricionista do esporte e apaixonada por exercícios, Denise trabalha com atletas de elite e amadores e está sempre em busca de conhecimento, aliando a nutrição e o esporte. É pós-grad... VEJA MAIS

Compartilhe por email!