Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Beta-alanina pode trazer benefícios para praticantes de crossfit

Beta-alanina pode trazer benefícios para praticantes de crossfit

Ao realizar exercícios de alta intensidade com curtos períodos de recuperação como o crossfit, ocorre o aumento da acidez no músculo, que é um dos principais fatores que podem provocar a fadiga muscular. Ou seja, o organismo produz grandes quantidades de ácido láctico, provocando redução do desempenho esportivo.

Sendo assim, alguns estudos utilizando a beta-alanina como tamponante sanguíneo foram feitos. Foi verificado que o aumento de beta alanina, juntamente com a histidina, favorece o aumento dos depósitos de carnosina no músculo, causando redução do acúmulo de ácido láctico e, portanto, melhorando o desempenho do atleta por meio da redução da fadiga muscular.

Esses estudos mostram que o consumo de beta-alanina pode ser eficaz em esportes com duração de 4-5 minutos. Atividades físicas com maior tempo de duração não se beneficiariam deste suplemento. Então concluímos que em WODs curtos a beta-alanina faria grande diferença no resultado do atleta.

O consumo da beta-alanina deve ser regular para manter os níveis de carnosina muscular. Alguns estudos sugerem consumo de 2 a 3 meses para que o atleta realmente se beneficie de seus efeitos.

A dose varia de 2 a 4 gramas por dia e o consumo deve ser dividido em 2 a 3 vezes ao dia para melhor desempenho e para evitar o efeito colateral de parestesia (formigamento no corpo). Neste caso, o nutricionista deve avaliar a alimentação e a intensidade de treino do indivíduo para ajustar a suplementação.

REFERÊNCIAS:

CARUSO, J.; CHARLES, J.; UNRUH, K.; GIEBEL, R.; LEARMONTH, L.; POTTER, W. Ergogenic Effects of β-Alanine and Carnosine: Proposed Future Research to Quantify Their Efficacy. Nutrients, 4, 585-601, 2012.

PAINELLI, V. S.; SAUNDERS, B.; SALE, C.; HARRIS, R. C.; SOLIS, M. Y.; ROSCHEL, H.; GUALANO, B; ARTIOLI, G. A.; LANCHA JR, A. H. Influence of training status on high-intensity intermitente performance in response to b-alanine supplementation. Springer, 2014.

 

Leia mais

A nutrição no crossfit

Quatro dicas para você começar no crossfit

A acidose metabólica no crossfit

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Thais Barca

Nutricionista pela Universidade Mackenzie e proprietária da Clinutri Nutrição Clínica e Esportiva, na Penha (SP). Pós-graduada em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela USP e p... VEJA MAIS

Compartilhe por email!