Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Cafeína: pra bem ou pra mal?

Cafeína: pra bem ou pra mal?

É importante você saber se é um metabolizador rápido ou lento para aumentar os benefícios da cafeína
Muitas pessoas são adeptas do uso de cafeína para melhorar o desempenho no treino ou competição – seja pelo consumo do café ao longo do dia e antes do treino, para ter mais disposição, ou da suplementação de cafeína anidra (melhor forma de suplementar) pré-treino.
Os atletas frequentemente usam a cafeína como recurso ergogênico. Ela melhora o desempenho e resistência durante os exercícios intermitentes ou intensos e de longa duração, melhora a concentração, reduz a fadiga e melhora o estado de alerta.
A metabolização da cafeína para posterior eliminação do organismo ocorre no fígado, onde existe uma maior concentração de enzimas do citocromo P450 1A2 (CYP1A2), responsável pela metabolização desse nutriente. A enzima CYP1A2, além de ser responsável pela metabolização de diversas substâncias, é responsável por aproximadamente 90% da metabolização da cafeína.
Algumas pessoas têm uma alteração genética nesta enzima, podendo ser classificadas como metabolizadora rápida (ou lenta) de cafeína. Os indivíduos que metabolizam a cafeína rapidamente devem ingerir a suplementação logo no início do exercício para obter todos os benefícios citados acima. Já os indivíduos que demoram mais para eliminar a cafeína do organismo, são mais propensos a sentirem todos os efeitos colaterais – como ansiedade, irritabilidade, falta de sono, taquicardia e hipoglicemia.
Atualmente, para saber se você é um metabolizador rápido ou lento, existe um teste genético. Porém, se não for possível fazer o exame, a orientação é que inicie a suplementação com a dose inicial de 110mg, equivalente a uma xícara de café.
Mas não se esqueça: a ingestão habitual de cafeína ao longo do dia pode causar tolerância ou dependência, diminuindo o efeito ergogênico.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Thais Barca

Nutricionista pela Universidade Mackenzie e proprietária da Clinutri Nutrição Clínica e Esportiva, na Penha (SP). Pós-graduada em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela USP e p... VEJA MAIS

Compartilhe por email!