Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Como voltar aos treinos após um longo período parado

Como voltar aos treinos após um longo período parado

Depois de um longo período de festas ou descanso e dias sem rotina (como o Carnaval, por exemplo), o corpo necessita de estímulos controlados para a rápida retomada das atividades do dia-a-dia. Voltar aos treinos requer cuidados.

Os exercícios físicos como caminhada (Ferreira, 2016), corrida, bike, transport, natação ou qualquer outra atividade do tipo precisam ser praticados com baixa intensidade e entre média e longa duração para que o corpo lembre, aos poucos, do exercício.

É como eu sempre falo para os meus alunos: treino perdido é treino perdido. Não precisa voltar à estaca zero, é só fazer o programado com uma intensidade menor no retorno.

 

Leia mais

Correr em altas temperaturas é saudável?

Correr na areia: o que você precisa saber para entrar nessa onda

A corrida e o descanso: saiba equilibrar

 

A esteira é outra alternativa por ter uma inclinação que chega até 15 graus e velocidade podendo variar de 8 km/h a 20 km/h, sendo indicada para fazer uma simples caminhada ou uma corrida. Além disso, o equipamento possui amortecedores para minimizar a possibilidade de lesionar joelhos e coluna. Por isso, ela é muito recomendada para quem deseja praticar exercício físico em um retorno de um período parado.

Após voltar aos treinos, para acelerar a recuperação e evitar problemas (como dores localizadas) que comprometam seus próximos treinos, recomendo o uso de gelo de 20 a 30 minutos no local da dor localizada. Isso irá diminuir ou cessar um eventual processo inflamatório.

A massagem também é boa opção após um treino de retomada para relaxar e soltar a musculatura trabalhada. Por fim, uma corrida leve ou mesmo uma caminhada no dia seguinte oxigena os tecidos musculares e melhora eventuais futuras dores.

A alimentação, a hidratação e um descanso adequado também estão dentro desse processo. São variáveis de extrema importância para facilitar a recuperação do treinamento (Stafford, 2005).

Ótimos treinos de retomada.

*Matéria atualizada em 10/03/2017

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Adriano Cunha

Fundador do Grupo Upper Life (www.grupoupperlife.com), formou-se em Educação Física e atuou como personal trainer e em cargos de liderança por oiyo anos no Instituto Levitas. Além disso... VEJA MAIS

Compartilhe por email!