Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Controlando a ansiedade pré-prova

Controlando a ansiedade pré-prova

Mais uma prova está chegando… faltam 3 dias apenas! E agora? Será que estou preparado? Será que tudo dará certo? Estou com medo! É a ansiedade pré-prova.

Se isto acontece frequentemente contigo, não se desespere! Este é um sentimento muito comum entre os atletas de diferentes níveis, dos amadores aos profissionais. Ela é importante para que a preparação seja levada mais a sério e o corpo e a mente possam entrar no clima do desafio.

Eu sempre digo que quando deixarmos de ficar ansiosos para algum desafio, seja ele qual for, chegou a hora de fazer outra coisa! A adrenalina, a endorfina e os outros hormônios são importantes no processo de motivação e desempenho esportivo, por isso não podemos ignorá-los e deixá-los de lado.

 

Leia mais

Comer menos ou treinar mais?

Querer x poder: um eterno duelo

Liberte-se das barreiras mentais

 

O grande problema que enfrentamos é a falta de controle desta ansiedade pré-prova. Ultrapassando limites, ela deixa se ser uma aliada e se torna uma vilã. Quantas vezes isso não nos aconteceu antes de uma largada de uma prova importante, ou na noite anterior, tirando nosso sono, comprometendo nosso resultado e jogando por água abaixo meses, ou anos de treinamento e dedicação?

E como fazer para controlá-la? Listei alguns pontos importantes:

Como controlar a ansiedade pré-prova

  •  Treine com qualidade e regularidade: uma boa preparação é fundamental para elevar sua autoconfiança.
  •  Procure um psicólogo esportivo: este é o profissional mais bem preparado para ajudá-lo(a) neste controle.
  •  Quando lhe perguntarem se você está preparado, sempre diga que sim! Na verdade, se você fez a lição de casa feita e está em sintonia com seu treinador, tudo correrá bem!
  •  Caso algo dê errado na preparação, pense positivo e trace uma estratégia com seu treinador! Caso você seja experiente no esporte (anos de prática), tudo será mais fácil.
  •  Fuja das pessoas que colocam você pra baixo. Nada de energia negativa na reta final de preparação.
  •  Alimente-se bem, durma adequadamente e mantenha os bons hábitos até o dia da prova.
  •  Procure métodos de relaxamento e estratégias de “escape” de tensões, sejam elas do dia a dia, ou mesmo aquelas tensões que antecedem as provas. Estratégias de respiração, meditação, massagens, leituras e músicas são boas alternativas.
  •  Divirta-se nos treinos e na prova! Você não é obrigado a nada e não deve escolher um desafio que seja irrelevante em sua vida.

É isso aí, galera! Nada de desespero, faça sua lição de casa, tenha bons profissionais e amigos por perto, respire fundo e siga em frente!

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, tre... VEJA MAIS

Compartilhe por email!