Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Caindo na terra: experimentando uma nova forma de correr

Caindo na terra: experimentando uma nova forma de correr

Experimentar uma nova e diferente forma de correr é sempre uma alternativa válida para quem está buscando novos desafios no esporte. Aliar isso a um maior contato com a natureza é ainda melhor. Para isso, vale entender um pouco sobre esses tipos de disputa e como fazer para tê-los como parte da sua rotina dentro do esporte.

As provas de corrida de montanha estão inseridas em um movimento que já tomou corpo no Brasil. Nesse tipo de prova, o corredor faz uso da modalidade da corrida, mas em uma situação diferente. Percursos acidentados como estradas de terra e trilhas, com ou sem inclinação, fazem parte do desafio. Passar por alguns obstáculos leves, como riachos, rios e troncos de árvores em bosques, montanhas, dunas e praias, entre outros, é exigente, mas divertido!

Algumas vezes, dentro desta modalidade, o corredor pode ser obrigado a caminhar, pela inclinação ou declinação, ou até mesmo por algum obstáculo — pode até ter de fazer leves escaladas usando as mãos. Mas o princípio básico da corrida de montanha é que ela deve ser cumprida correndo…

O que quero dizer com isso? Em uma prova de montanha, o percurso deve ser elaborado para que o corredor consiga correr por todo o trajeto. Andar e desviar de trechos acidentados faz parte da corrida, mas não são obstáculos programados pela organização. Corrida de montanha não é corrida de aventura!

 

Leia mais

Biomecânica da corrida: o que fazer para ter uma postura mais próxima da ideal?

Sub-2h: a busca por uma maratona perfeita

Querer não é poder, respeite seu limite genético

 

A corrida de montanha é uma modalidade já fundamentada no Brasil, com eventos nas mais diversas distâncias, dos 5 km aos 160 km. Muitas provas como essa são multidistâncias, com pelo menos duas ou três variações, como: 5 km, 10 km e 21 km, 50 km, 90 km e até 160 km.

Se você está interessado em se lançar neste novo mundo, procure se informar um pouco sobre como deve se preparar, pois os treinos acabam sendo diferentes daqueles realizados para as corridas de rua. Como modalidade específica, já existem treinamentos planejados e especificamente direcionados para os que querem encarar este novo desafio.

Quando for se inscrever para sua primeira prova de trilha, procure as distâncias mais acessíveis, a fim de ver como tudo funciona e, a partir daí, progredir para desafios de maiores distâncias e dificuldades.

É um novo mundo no ambiente da corrida, com novas possibilidades. Você com certeza estará mais próximo da natureza, descobrindo uma nova maneira de renovar sua motivação para a prática da corrida.

Por fim, procure se informar a respeito do equipamento necessário, pois os calçados (tênis de trilha) são específicos para o terreno acidentado, assim como a vestimenta para te proteger. Também importante é o cuidado com a hidratação: uma mochila especializada deve estar sempre nas costas com uma boa quantidade de água!

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Marcello Butenas

Marcello Butenas é treinador de triathlon e de corrida desde 1990 e é diretor técnico da Butenas Assessoria Esportiva. Como atleta foi vice-campeão brasileiro de triathlon em 1991, tetra... VEJA MAIS

Compartilhe por email!