Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Uma corrida pela luta contra o câncer de mama

Uma corrida pela luta contra o câncer de mama

Esse fim de semana foi especial: fizemos um treino de corrida só para mulheres na RunBase da Adidas, na Cidade Universitária, em prol do outubro rosa, conscientizando as mulheres da importância da prática dos exercícios para a prevenção e também durante o tratamento do câncer de mama.

O câncer de mama é uma das neoplasias mais comuns entre mulheres e o tratamento se baseia na combinação de cirurgia, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia, dependendo do grau de evolução e localização do tumor.

O diagnóstico dessa neoplasia normalmente vem acompanhado de repercussões fisiológicas e psicológicas negativas, levando a paciente à baixa autoestima, medo, ansiedade e, muitas vezes, dificuldade em aceitar a situação e lutar.

Após a conclusão da fase ativa do tratamento, o objetivo é reabilitar a paciente para que ela possa retornar o mais breve possível às suas atividades diárias. É nesse período que vemos o quanto os exercícios físicos são importantes e são um recurso pouco utilizado atualmente para a reabilitação.

A prática regular de exercícios físicos pode contribuir para o bem-estar físico, melhora da disposição, melhora de autoestima e ainda temos trabalhos que comprovam que a mortalidade após o tratamento é menor dentre as mulheres que correm.

 

Leia mais

Corra contra o câncer de mama

Beterraba para melhorar a performance

Corra no sol, mas proteja sua pele

 

As prescrições de exercícios aeróbios descritos na literatura para mulheres com câncer de mama variam entre 60% e 80% da frequência cardíaca máxima, ocorrendo com uma frequência semanal de duas a seis vezes, e as sessões com duração que variam entre 30 e 60 minutos.

Começamos nosso evento na Cidade Universitária com um agradecimento e uma breve explicação do treinador Julio Dotti, da Limite Team, sobre técnicas de corrida e a importância dos exercícios educativos para prevenir lesões e melhorar sua performance na corrida.

Saímos todas para executar alguns exercícios educativos e para uma corridinha de 4,5 km. Estávamos todas em um ritmo confortável e curtindo a manhã de sol.

Além da Adidas e da Limite Team, tivemos também a parceria de outras empresas que nos forneceram um super café da manhã saudável e presentinhos lindos para levar para casa!

Serviço:

A RunBase da Adidas é uma casa que oferece teste de tênis, vestiários, banheira de gelo e todo o conforto para os corredores da região. E é tudo de graça! Basta se cadastrar no site www.runbaseadidas.com.br.

Endereço:
Rua Engenheiro Teixeira Soares, 715 (USP)
Horários:
Terças a Sextas – 7h às 12h / 16h às 21h
Sábado – 6h45 às 13h

Confira algumas fotos do evento pelas lentes do fotógrafo Fabio Falconi:

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Giulianna Pansera

Graduada em Medicina e pós-graduada em Endocrinologia e Medicina Preventiva e Ortomolecular. Atualmente cursa pós-graduação em Medicina Esportiva. Idealizadora do blog G-Realfit – fitn... VEJA MAIS

Compartilhe por email!