Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Cuidados nutricionais pós-maratona

Cuidados nutricionais pós-maratona

Muitos atletas fizeram maratonas esse fim de semana, já que tivemos os 42k de Floripa e os dois dias de Meia e de Maratona do Rio. E o comportamento é padrão, o atleta fez a maratona e segue o protocolo da nutricionista até onde está escrito “imediatamente após a prova”.

Logo depois, foi para o barzinho em frente à chegada ou hotel, tomou umas cervejas e e comeu muitas frituras.

Tudo bem, está valendo, celebrar é importante. Mas o maratonista normalmente acha que nessa semana pode comer de tudo porque está com crédito, e muitas vezes esquece que a alimentação pós-maratona é tão importante quanto antes dela.

Músculos, tendões e sistema imunológico são muitos afetados quando corremos 42 km. E como sua alimentação pode ajudar nesse processo de recuperação?

Cuidados nutricionais pós-maratona

  • O corpo continua precisando de líquidos – ainda mais se você ingeriu bebidas alcoólicas no pós prova. Ingira mais sucos, água de coco e não descuide da água.
  • Durante a maratona nossa musculatura sofre microlesões e precisa de uma ingestão adequada de proteínas de alto valor biológico e de carboidratos de qualidade durante 48 horas após a prova! Carnes magras ou proteínas vegetais, laticínios, frutas, tubérculos, cereais e grãos devem estar presentes!
  • Nosso sistema imunológico fica comprometido e nos deixa de “portas abertas” para doenças infeciosas. Para ajudar a protegê-lo, aumente o consumo de alimentos ricos em carboidratos, vitaminas, minerais e antioxidantes em geral – eles ajudarão a minimizar os danos dos radicais livres e estimular o sistema imunológico. Aposte em frutas cítricas, frutas vermelhas e oleaginosas – só para lembrar, carne vermelha e frutos do mar são grandes fontes de zinco!
Leia mais

A alimentação ideal para o atleta lesionado

Cereja pode ajudar na recuperação muscular de corredores

Como a hidratação afeta o desempenho do corredor

  • Após esse esforço, nossas células estão inflamadas. Além dos alimentos que já citamos, inclua anti-inflamatórios naturais na sua alimentação: canela, cúrcuma, alho, chá verde e os alimentos ricos em ômega 3 (sardinha, linhaça, salmão).
  • Boa notícia: seu corpo realmente tende a queimar mais carboidratos durante alguns dias pós-maratona. Mas não exagere porque seu gasto calórico está mais baixo (provavelmente você parou ou reduziu os treinos) e o açúcar é um agente inflamatório.
  • E se você não está acostumado a fazer provas longas, não se assuste se seu corpo estiver um pouco inchado nas 48 horas pós-maratona. Além do esforço que os rins fizeram, o cortisol sofre alterações em função do estresse físico e psicológico sofrido.

No mais? Descanse, relaxe e curta muito sua conquista! Parabéns!

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Carla Bogéa

Nutricionista (UFF), especializada em Nutrição Esportiva (UERJ) com doutorado em Ciência de Alimentos (UFRJ). Coordenadora do setor de nutrição da Federação de Atletismo do Rio de Jan... VEJA MAIS

Compartilhe por email!