Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Determinantes do ritmo de prova no MTB maratona

Determinantes do ritmo de prova no MTB maratona

O ritmo de prova, ou como comumente falamos no meio ciclístico, race pace, é um fator de muita importância no ciclismo competitivo. Quem pratica o ciclismo com a orientação de um professor de educação física provavelmente recebe orientações para treinar em diferentes ritmos, bem sobre como administrar o ritmo em um treino ou competição de acordo com o terreno, distância e condições climáticas, entre outros fatores.

Quem apenas pratica o esporte sem se preocupar com esses detalhes, consegue identificar facilmente que alguns ritmos de treino ou competição são mais difíceis de aguentar. O que falar da etapa da Vuelta a España deste ano, com média de velocidade superior a 50 km/h, ou do short track do mundial de MTB com trechos de velocidade média acima dos 50 km/h?

O certo é que suportar um ritmo forte em uma competição depende de muitas coisas, mas é um determinante do resultado. Mas, de que forma exatamente? Como administrar o ritmo?

Existem três fatores principais que afetam a capacidade de suportar o ritmo de prova em um evento de MTB no formato de maratona: idade, sexo, e experiência competitiva do ciclista. Como já falei em um post anterior, o tipo de ciclista pode ser determinado com base em algumas características de uso da bicicleta e de treinamento.

Mas vamos falar de informações mais objetivas sobre o ritmo em competições. No MTB maratona, os homens são mais rápidos do que as mulheres, especialmente aqueles com idade entre 16 e 24 anos, e que já completaram mais de quatro provas do mesmo formato anteriormente.

O principal fator influenciando a capacidade de impor um maior ritmo de prova é a capacidade de manter uma velocidade mais uniforme ao longo do trajeto da maratona, fazendo com que a velocidade média apresente pouca variação.

Leia mais

A temperatura da água ingerida afeta o desempenho no ciclismo?

Os benefícios do chá verde para quem pratica ciclismo

Meias compressoras funcionam para ciclistas?

Outra característica dos ciclistas mais rápidos nas provas de maratona é a capacidade de subir mais rápido que os demais, ao passo que eles descem mais devagar, e esse parece ser o principal determinante da capacidade de suportar um ritmo de prova forte.

Esse tipo de característica é observado independentemente do sexo do ciclista. Outra característica importante de atletas impondo um maior ritmo é o fato deles começarem a prova em velocidade mais alta e diminuírem um pouco no trecho final.

Então, qual será sua estratégia de ritmo de prova para sua próxima maratona MTB?

Referências

Moss SL, Francis B, Calogiuri G, Highton J. Pacing during a cross-country mountain bike mass-participation event according to race performance, experience, age and sex, European Journal of Sport Science, 2018, DOI: 10.1080/17461391.2018.1552722

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Felipe Carpes

É graduado em educação física, doutor em ciências do movimento humano e professor da Universidade Federal do Pampa (RS). Apaixonado por ciclismo, há mais de 10 anos está envolvido com... VEJA MAIS

Compartilhe por email!