Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas para acampar em uma corrida de montanha

Dicas para acampar em uma corrida de montanha

Desafio das Serras, El Cruce e El Origen são alguns dos eventos realizados em etapas e que incluem a aventura de acampar em uma corrida de montanha. Como se trata de algo novo para a maioria dos atletas, muitas dúvidas podem surgir. Se você está considerando a possibilidade de incluir uma delas em seu calendário, é bom prestar atenção em alguns pontos.

Dicas para acampar em uma corrida de montanha:

Mala:

É transportada pela organização em caminhões e por isso deve ser impermeável e com compartimentos de fácil acesso.

Barraca:

Se ela não for fornecida pela organização, leve uma capaz de suportar chuva e vento. Vale forrar a parte interna com um cobertor de emergência de alumínio para conferir um maior isolamento e também para barrar a sujeira.

Colchão:

É sempre mais confortável dormir em um colchão inflável, mas ele ocupa um espaço enorme na mala, é pesado, trabalhoso para encher e difícil de desinflar. No terceiro dia de prova se você puder dormir 15 minutos a mais porque não terá que desinflar o colchão, acredite, você vai preferir!

Sleeping pad:

No lugar do colchão use uma almofada para dormir (sleeping pad) auto inflável. Ela faz as vezes de um colchão e também de um isolante térmico. Infla automaticamente e pode ser desinflada em segundos. É leve, dobrável e muito prática.

 

Leia mais

Cinco dicas para enfrentar uma prova na altitude

Bastões de corrida: saiba como tirar proveito deles

Pratique o desapego na hora de arrumar a sua mochila de prova

 

Saco de dormir:

Confira a temperatura esperada para o local do acampamento. O saco de dormir pode ser protegido por um bivac, um tipo de isolante térmico, para garantir uma noite mais quentinha se necessário.

Travesseiro:

É o “kit extravagância”. A sugestão é optar por um modelo leve e dobrável para ocupar pouco espaço da mala. Uma boa noite de sono é essencial para garantir um bom dia de prova.

Kits diários:

Organize o interior da mala separando a roupa e a comida por dia de prova, e armazene tudo em sacos plásticos identificados. Assim, na noite anterior, é só retirar da mala o kit que pretende usar. Assim você tem mais tempo para descansar.

Banhos:

Em provas mais “selvagens” como El Cruce, os banhos são realizados em lagos próximos ao acampamento. É importante usar sempre sabonete e shampoo biodegradáveis. Provas como El Origen e Desafio das Serras oferecem chuveiros compartilhados.

Lembre-se: ao acampar em uma corrida de montanha você terá que carregar a sua mala por longas distâncias e em terreno irregular. Por isso, leve o que é absolutamente necessário.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Karen Kornilovicz

Bacharel em Jornalismo, é blogueira e trail runner. Após mais de uma década correndo no asfalto, em 2011 trocou a rua pela montanha. Há um ano, descobriu também a mountain bike e a corr... VEJA MAIS

Compartilhe por email!