Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas para pedalar com eficiência

Dicas para pedalar com eficiência

Nada melhor que subir na bike e desfrutar de uma boa pedalada, seja num passeio, treino, competição ou mesmo indo ao trabalho. Por outro lado, quem não tem uma experiência desagradável para contar sobre dor nas costas, desconforto nos joelhos, bike que parece estar com “freio de mão puxado” ou aquela fadiga bem no dia do melhor passeio ou competição?

Quero compartilhar com vocês algumas dicas importantes baseadas nas experiências do dia-a-dia com clientes e atletas que buscam pedalar com excelência. Quando digo excelência, me refiro ao prazer, despreocupação, conforto e aumento de performance sobre a bike. Veja então alguns itens importantes que irão te ajudar com toda certeza:

Característica da bicicleta

Parece besteira, mas ainda vemos pessoas realizando atividades com bike inadequada. Para cada finalidade (passeio, locomoção, competição) e para cada terreno (terra, asfalto, trilha) existe um modelo específico. Além disso, para cada altura corporal há um tamanho de quadro específico.

Dica: procure um treinador experiente na área ou um lojista competente, que são os mais indicados para lhe dizer o modelo de bike ideal para a sua atividade.

Bike fit

Após adquirir a bike ideal para a sua atividade, chegou a hora de realizar o “bike fit”. Este procedimento é imprescindível para quem busca a excelência ao pedalar em qualquer nível de performance e qualquer tipo de atividade com bike. Consiste em encontrar a harmonia perfeita entre você e sua bike, através de uma análise biomecânica de suas medidas anatômicas ajustadas ao modelo da bike e à atividade que você irá executar. Além do conforto e da prevenção de dores e lesões, proporciona um aproveitamento perfeito da potência da sua pedalada.

Dica: procure treinadores com experiência em bike fit, isto fará grande diferença. Não se iluda com muita sofisticação e dados computadorizados excessivos. Um bike fit tem que ser eficaz e te preparar para a prática.

Equipamentos para o ciclista

A cada ano chegam ao mercado novos produtos para o ciclista. Luvas, capacetes, sapatilhas, óculos e roupas são também imprescindíveis para uma pedalada confortável e principalmente para cuidar da sua segurança.

Dica: da mesma forma, procure um treinador experiente na área ou um lojista competente. Você encontrará muitas opções destes itens, mas lembre-se sempre que o importante é sua segurança.

Planilha de treinamento

Se seu objetivo é o cicloturismo, mobilidade urbana ou passeio somente, não precisa se preocupar com uma planilha de treinamento, apenas seja constante em suas atividades semanais e pedale no mínimo três vezes por semana.

Mas se você deseja melhorar seu desempenho e baixar seu tempo em competições (e vencer aquele seu amigo!! Rsrs…) é necessário seguir um planejamento adequado à sua individualidade biológica. Tenho acompanhado os resultados de vários ciclistas nas modalidades XCM (Cross-Country Maratona) e XCO (Cross-Country Olímpico) e todos aqueles que têm apresentado um notável aumento de performance seguem um planejamento de treino. Uma planilha de treinamento vai organizar sua vida, ajustando sua rotina de trabalho com suas horas disponíveis para sua preparação, além de organizar os treinos específicos para que não ocorra perda de tempo e desgaste desnecessário. É um investimento que vale a pena.

Dica: procure um treinador com experiência nesta área.

Pedalar, assim como outras atividades físicas, deve proporcionar prazer. Coloque estas dicas em prática e desfrute de bons resultados. Desejo a todos uma excelente pedalada!

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodney Hoffmann

Professor de educação física e especialista em treino de alta performance pela Academia Estatal da Cultura Física de Moscou (Rússia), é chefe da equipe Hoffmann XCO/ Specialized Brasil... VEJA MAIS

Compartilhe por email!