Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas para treinamento em dias frios

Dicas para treinamento em dias frios

Com a chegada do frio, alguns cuidados devem ser tomados na hora de praticar exercícios e se manter saudável para continuar com os treinamentos, evitando uma gripe inesperada ou até mesmo o risco de alguma lesão. Por conta disso, elaboramos algumas dicas para que o clima não seja um inimigo e você continue treinando.

O aquecimento, parte fundamental do treinamento, prepara seu corpo para a atividade física e traz diversos benefícios. Entre eles estão o aumento da frequência cardíaca e temperatura corporal, favorecendo algumas reações enzimáticas que acontecem enquanto estamos nos exercitando. Além disso, quando estamos aquecidos, a contração muscular é facilitada e as articulações ficam preparadas para corridas em maior intensidade.

Nos dias frios, o aquecimento merece uma atenção especial. Antes de começar a correr, faça um aquecimento articular, com alongamentos dinâmicos em baixa intensidade e alongamentos estáticos não muito vigorosos, seguidos de uma corrida leve ou caminhada leve, dependendo do nível de treinamento do corredor. Preste bastante atenção à sua hidratação antes, durante e após o treinamento, já que costumamos ingerir menos água nos dias frios.

O vestuário do corredor também tem papel importante: comece sempre o treinamento bem agasalhado e vá diminuindo as camadas de roupa conforme o corpo gera calor. Proteja bem as extremidades, como mãos, orelhas e testa, que teimam em ficar gelados devido ao vento frio. Lembre-se sempre de levar uma muda extra de roupa para trocar logo que o treino acabar, assim você mantém a temperatura corporal e evita os riscos que a roupa molhada em contato com o seu corpo podem trazer à sua saúde.

Ao término do treinamento, opte pelos alongamentos em baixa intensidade, que induzirão relaxamento em sua musculatura e trarão uma boa sensação de bem estar.

Bons treinos!

 

Leia mais

Receitas perfeitas para o frio: fondue fit

O que corredores devem comer no frio?

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Mario Sergio

Bacharel em Educação Física e autor de livros sobre corrida, é diretor geral da Run&Fun Assessoria Esportiva desde 1994. Já atuou como técnico de corrida da equipe feminina campeã... VEJA MAIS

Compartilhe por email!