Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dor lateral do joelho. E agora?

Dor lateral do joelho. E agora?

Quem já ouviu falar da temida dor lateral do joelho dos corredores? Pois é, coincidentemente nessa semana recebi aqui na clínica alguns pacientes com esse quadro!

Qual será o motivo de receber alguns corredores com o mesmo problema, na mesma semana? Me parece ser algo simples. Estamos aumentando nosso volume de treino após um longo período parados por conta da pandemia.

Será que todos estão treinando da melhor maneira? E quando digo isso, não falo dos treinos de corrida e sim dos treinos de ativação muscular voltada para corredores.

Essa dor lateral vem de uma possível sobrecarga na fáscia lateral que temos na coxa, saindo do quadril e se inserindo na região externa do joelho. O trato iliotibial, como é chamado, se forma a partir de dois músculos, o tensor da fáscia late e o glúteo máximo. Ambos com funções fundamentais nos nossos membros inferiores.

Mas vamos ao ponto de interesse! Você sabe como fortalecer esses músculos e prevenir essa dor chata que tanto pode nos atrapalhar?

Dá uma olhada nos dois exercícios que eu mais indico como prevenção para essa dor lateral do joelho.

Mas se quer saber mesmo o segredo disso, vamos comigo nessa.

Os abdutores do quadril são músculos-chave na estabilidade dos membros inferiores. Ou seja, fundamentais para uma corrida de qualidade. O fortalecimento deles é essencial para nos mantermos bem e sem queixas.

Eu gosto muito de usar faixas elásticas para os meus exercícios de fortalecimento. Acredito que dessa forma consigo ser muito mais funcional, o que para a corrida é o principal fator quando falamos em prevenção.

Agora, se puder dar uma dica valiosa, aqui vai ela: TRABALHE MUITO OS ABDUTORES DO QUADRIL

Uma vez que o trato iliotibial fica inflamado, ele pode nos tirar da corrida por algumas semanas, e mais uma vez, não é o que queremos depois de tanto tempo parados.

Leia mais

Mobilidade articular: para que serve?

Ai, que dor na sola do pé!

Avaliação funcional: teste para fazer em casa

Converse com seu treinador para ajustar os volumes de treinos e para te passar uma série como forma de aquecimento antes dos treinos, mas voltadas à prevenção de lesão.

Isso, além de prevenir, com toda certeza ajudará a aumentar a performance ao longo do tempo.

Vamos nessa?

Bons treinos

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

André Ferraz

Cofundador da Rede Club Fisio de Fisioterapia , é Mestre em Ciências da Reabilitação, fisioterapeuta, goleiro e maratonista... VEJA MAIS

Compartilhe por email!