Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

As principais dúvidas sobre nutrição esclarecidas (parte 2)

As principais dúvidas sobre nutrição esclarecidas (parte 2)

Confira as principais dúvidas sobre nutrição dos leitores da revista O2. Na edição passada, as principais dúvidas foram sobre o consumo de whey protein e alimentos ideais para quem está se preparando para uma maratona. Dessa vez, o assunto central é a suplementação. Tem alguma dúvida também? Comente!

Quanto e quando devo incluir a creatina na suplementação? (Cris Hiromita)

A suplementação de creatina ajuda na recuperação da corrida de forma eficiente, mas nem sempre há necessidade de suplementá-la. Só devemos incluir suplementação de creatina (ou de qualquer outro ativo) na alimentação quando não conseguimos obtê- la por meio dos alimentos.

Então, antes de mais nada, acerte seu cardápio. Importante lembrar que existe uma quantidade determinada de creatina que conseguimos absorver. Portanto, se você tiver uma ingestão de alimentos ricos em creatina (carne vermelha, peixe e frango, por exemplo), a suplementação terá pouca ou nenhuma relevância.

Estou parado há um ano e perdendo minha resistência e massa muscular. Tem algum tipo de suplementação (ou alimentos) para ajudar a manter meu condicionamento enquanto não volto à ativa? (Guilherme Marques)

Infelizmente não. Para tal, só o exercício mesmo. Mas dependendo da sua rotina de vida e dos alimentos que compõem seu dia a dia, dá para retardar o processo de perda muscular e de resistência. Seria muito proveitoso procurar um nutricionista, pois existe a questão da individualidade, que conta muito na elaboração de um programa alimentar. O que posso fazer é chamar a atenção para pontos determinantes:

• Beba água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. A hidratação ajuda o bom funcionamento do metabolismo e suas funções.

• Consuma probióticos: pesquisas têm mostrado a importância das bactérias intestinais na saúde e na melhora do desempenho físico.

• Durma bem: sono é sinônimo de qualidade de vida. Enquanto dormimos, nosso corpo realiza funções extremamente importantes: fortalece o sistema imunológico, secreta hormônios, consolida memória/aprendizado, entre outras.

O que é levedura nutricional e em quais casos posso incluí-la na dieta? (Janaína Lima)

A levedura nutricional é utilizada em dietas vegetarianas com o propósito de acrescentar valor nutricional, principalmente valor proteico. Não aconselho a torná-lo um substituto da proteína animal, mas mais um dentre todos os outros alimentos essenciais para suprir a quantidade de proteínas.

Um ponto importante para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana é o consumo em excesso de fibras presente na alimentação. A razão é que essa sobra pode deixar os nutrientes menos biodisponíveis, pois a velocidade do trânsito intestinal aumenta e interfere no tempo de contato dos nutrientes com a parede intestinal, o que dificulta sua absorção.

 

Leia mais

As principais dúvidas sobre nutrição esclarecidas (parte 1)

Vitamina D: parceira do seu desempenho

Pós-prova é tão importante quanto a preparação

 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Mariana Klopfer

Mariana Klopfer é formada em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora clínica da Nutricius - Nutrição Esportiva... VEJA MAIS

Compartilhe por email!