Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Etiqueta na corrida: como correr sem atrapalhar ninguém

Etiqueta na corrida: como correr sem atrapalhar ninguém

Uma das atitudes mais chatas de alguns corredores é atrapalhar a largada da maioria das provas de rua. Basicamente o ato se dá em duas frentes: o corredor que, digamos, corre no ritmo de 6′ se posiciona no pelotão lá na frente, começando sua corrida com o pessoal do pace de 4, por exemplo. Isso pode parecer sem importância para o corredor mais lento; entretanto, para o mais rápido, é um sufoco só, porque tem que correr em zigue-zague para desviar dos retardatários. Ou seja, está sujeito a perder preciosos segundos que valem um pódio ou cair e se machucar feio.

Bons modos na corrida: é bom para você e para os outros 

Neste caso, o corredor mais lento precisa saber que as faixas de ritmos não são meros enfeites da largada. Elas são úteis e necessárias para que a largada flua de forma rápida, segura e sem atropelos, literalmente.

Outro ponto que causa bastante estresse na hora da corrida é quando se forma um bloco de amigos que correm lado a lado, bloqueando a ultrapassagem de outros corredores. Os amigos que insistirem em correr lado a lado podem ter um pouco de empatia e darem abertura no bloco. Por exemplo, se estão em quatro pessoas, podem correr em um esquema de dupla com um espaço de ultrapassagem entre o grupo. A segunda alternativa é correrem ao lado direito dando espaço para passagem à esquerda, como acontece no trânsito de veículos.

Lembre-se, em ambos os casos, seja na formação de paredão ou mau posicionamento na largada, tanto quem é rápido quanto quem é lento são prejudicados. Como se vê, são soluções fáceis. Basta bom senso e saber que o direito de um começa quando termina de outro.

 

Leia mais

Como fazer brigadeiro sem leite condensado (e saudável)

Por que os corredores perfeccionistas são os que mais se machucam

7 dicas para correr no frio

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30)... VEJA MAIS

Compartilhe por email!