Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

A importância dos exercícios educativos

A importância dos exercícios educativos

O movimento da corrida demanda uma técnica que, quando executada de forma correta, traz bons resultados. Não só a corrida, mas a caminhada também exige um padrão ideal.

Dessa forma, evita-se lesões em músculos, articulações e tendões. Os treinos com exercícios educativos compõem essa técnica. São movimentos simples, mas muito importantes porque melhoram a eficiência da mecânica do movimento.

Aprenda uma séries de 5 exercícios aqui.

Com essa melhoria por meios dos exercícios educativos, é reduzido o desgaste físico. Inclusive, o corredor economiza energia e tem mais chances de evoluir na prática.

De uns anos para cá, devido a falta de exercicios básicos nas escolas, nos deparamos com uma geração que inicia a corrida depois da idade adulta.

Naturalmente, este e outros fatores irão impactar em lapsos na execução dos movimentos necessários para correr.

Somados a isso, o praticante pode ainda sofrer com a sobrecarga nas articulações do corpo que não estão preparadas adequadamente para suportar os impactos da atividade.

Algumas pesquisas de biomecânica indicam que, em uma prova de 10 km, o corredor chega a ter, no mínimo, um desgaste 20% maior por causa de uma corrida ineficiente.

E esse problema está relacionado ao impacto. Afinal, uma mais eficiente também fará o praticante correr com mais leveza e menos impacto sobre seu corpo e articulações.

Estudos mostram que o impacto pode variar de 3 a 5 vezes o peso corporal do praticante (Brown, 2014), e os educativos entram nesse quadro de prevenção.

Leia mais

Só exercício não basta. Veja cardápio para ganhar massa muscular

5 exercícios para fortalecer a coluna e melhorar sua corrida

São Paulo sediará Ironman 70.3 em novembro

Para prevenir lesões, é importante focar em trabalhos específicos para melhorar a consciência corporal do corpo todo — e não somente dos pés. E os exercícios educativos podem ajudar bastante nisso. 

Por isso que nós, da Upper Run, vamos sempre estimular e defender a prática de corrida ou caminhada com a orientação de um profissional de educação física especializado.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Adriano Cunha

Fundador do Grupo Upper Life (www.grupoupperlife.com), formou-se em Educação Física e atuou como personal trainer e em cargos de liderança por oiyo anos no Instituto Levitas. Além disso... VEJA MAIS

Compartilhe por email!