Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Há vida além das Majors. As maratonas espanholas

Há vida além das Majors. As maratonas espanholas

Fora do circuito da série World Majors Marathon há excelentes maratonas. Depois que falamos de três corridas realizadas na Alemanha,  chegamos à Espanha.

Quem não se assombrou com a chegada fulminante que assistimos em fevereiro de 2020 de cerca 30 corredores atingindo índice olímpico de 2h11min30s na Maratona de Sevilha? Já a Maratona de Valência tem histórico de ter trechos intermediários que já foram palco de recordes do mundo. E por que não falar de uma prova pensada para ser uma rápida e classificatória para Boston nas montanhas de Granada?

Maratona de Valência

Quando: 06/12/2020
Distâncias: 42 km e 10 km
Temperatura: média de 12ºC a 17ºC

A Maratona de Valência é uma das 12 corridas do mundo a possuir a chancela Platinum Label conferida pela World Athletics e é realizada desde 1981. A cidade é palco dos atuais recordes mundiais dos 5km e 10km, splits que estão dentro da maratona.

Considerada uma das mais organizadas maratonas do mundo, Valência é o atual mais rápido percurso da Espanha com recorde de 2h03min51s (masculino) e 2h18min30s (feminino).

São 25 mil corredores anualmente que se concentram na moderna arena localizada na Cidade das Artes e Ciência, local onde se dá a chegada na agora conhecida “passarela dos sonhos”. O local é onde os atletas atingem seu objetivo correndo, literalmente, sobre as águas em frente ao Museu Príncipe Felipe, graças a uma plataforma com mais de 150 metros de comprimento que a torna uma das finais mais fascinantes entre as maratonas mundiais.

Brasileiros tem duas opções de hubs para chegar a Valência. Madri fica a 357 km e Barcelona localiza-se a 352 km. Dá para ir de avião ou trem das duas cidades.

As inscrições se iniciam em 60 euros no primeiro lote e vão para 80, no segundo, e 100, no terceiro. Todos eles já estão esgotados para a próxima edição. No entanto, o site oferece uma lista de espera cujo valor de inscrição é de euros 120.

Papais e mamães que queiram deixar seus filhos sob cuidados da organização enquanto correm a maratona tem essa opção por 30 euros com renda revertida a ONG Save The Children.

Mais aqui

Maratona de Sevilha

Quando: 20/02/2021
Distância: 42 km
Temperatura: média de 7ºC a 17C

A Maratona de Sevilha é uma prova com chancela Gold Label da World Athletics. Realizada desde 1985, possui patrocínio do Zurich Insurance Group, maior seguradora suíça, e da New Balance.

Alguns especialistas garantem que a Maratona de Sevilha pode se tornar uma das mais rápidas maratona do mundo. Rápida já provou que é, como vimos este ano.

De Madri, é possível pegar um trem-bala a partir de 23 euros e em 2h30 chegar à medieval e moderna cidade de Sevilha, distante 534 km da capital espanhola. Sevilha tem história datada antes de Cristo, é berço do flamenco e a bela orla do rio Guadalquivir é excelente para aquele trote maroto pré-maratona.

Leia mais

Há vida além das Majors. As outras maratonas alemãs

15 fatos que marcaram a corrida em 2019

O que Tóquio nos ensina sobre o cancelamento de corridas e o plano B

Na edição 2020 da Maratona de Sevilha, cerca de 30 corredores atingiram índice olímpico de 2h11min30s na prova. A largada, mesmo para os amadores, acontece de forma rápida. Assisti à última e me chamou a atenção que mesmo antes da linha de largada os corredores já estão correndo, sinal que o fluxo é muito bem organizado.

Com uma boa expo, em que o destaque é uma grande loja da New Balance, os corredores têm opões de compras, palestras e jantar de massas.

O percurso rivaliza com de Valencia como mais rápido da Espanha e o desnível do ponto mais alto ao mais baixo é de apenas 10 metros. A chegada se dá no Estádio Olímpico de La Cartuja, sede do Campeonato Mundial de Atletismo em 1999.

Mais aqui 

World Fatest Marathon

Quando: 20/09/2020
Distância: 42 km
Temperatura: média de 5ºCa 10ºC (na Serra) e 25ºC na chegada

Organizada pelo Albatros Adventure Marathons, os mesmos organizadores da Muralha da China ou da Maratona do Circulo Polar, a World Fatest Marathon, como o nome indica, se posiciona como uma das mais rápidas maratonas do mundo.

Disputada nas montanhas de Sierra Nevada, a prova foi criada para quem quer bater seu recorde pessoal e para aqueles que almejam obter índice para Boston.

A largada se dá a 2605 metros do nível do mar e a chegada é a 667. O percurso é feito em uma estrada pavimentada que faz uma descida em forma de serpente em um constante downhill entre a comunidade de Pradollano e a cidade histórica de Granada.

Com uma rota 100% em declive (menos de 1 km não é em descida), uma queda de altitude de 1.938 metros (6.358 pés) e uma descida média total de 4,6%, esta corrida é propícia para bons tempos.

A cordilheira de Sierra Nevada é o ponto mais alto da Espanha continental e por onde boa parte do trajeto da World Fastest Marathon se desenrola. Ou seja, não é uma maratona urbana.

Aproximadamente 10 quilômetros antes da linha de chegada, os corredores passam pela vila de Canales e, em seguida, saem da rodovia A-395 para atravessar as aldeias de Pinos Genil e Cenes de la Vega. Nesse ponto, o grande desnível da estrada achatará um pouco, mas continuará descendo até a linha de chegada no Celador Del Paseo Del Salón, um belo parque no centro de Granada.

A cervejaria premium Mikkeller é a patrocinadora oficial do evento e garante a festa no pós-prova.

Para corredores estrangeiros, a organização tem um pacote especial de cinco dias ao valor de 690 euros; As inscrições avulsas para locais saem por volta de 100 euros.

Mais aqui 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30)... VEJA MAIS

Compartilhe por email!