Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Haile Gebrselassie, de Imperador a cartola

Haile Gebrselassie, de Imperador a cartola

Pois senhoras e senhores, Haile Gebrselassie, o Imperador das pistas e do asfalto mudou definitivamente de ramo e resolveu entrar para a cartolagem do atletismo mundial.

No último fim de semana, Gebrselassie, lenda vida do atletismo em geral e das maratonas em particular, concorreu à presidência da Federação Etíope de Atletismo e foi eleito com facilidade para o maior cargo da entidade.

“Estou muito honrado com a confiança que depositaram em mim”, disse ele, segundo material de imprensa que sua assessoria mandou para mim. “Quero muito trabalhar com todos os envolvidos com a EAF (Ethiopian Athletics Federation) para construir um grande futuro para o atletismo da Etiópia”, continuou.

Esse é mais um passo do grande quebrador de recordes da história do atletismo – já bateu 27 marcas mundiais, em diversas distâncias, dos 5.000 metros à maratona – rumo à vida política. Passa a acumular o título de cartola do esporte ao apelido de Imperador, que conquistou por seus feitos esportivos.

 

Leia mais

Overtraining na corrida: descubra os sintomas

Sobremesa saudável para comer sem culpa!

Correr na chuva: quatro dicas essenciais para evitar problemas

 

A candidatura de Haile Gebrselassie não é surpresa para quem acompanha a carreira do grande atleta etíope.

Se você é leitor da “O2”, vai lembrar que, no ano passado, publiquei na edição de novembro reportagem mostrando as ambições de políticas de Haile, que chegou a pensar em concorrer a uma vaga na Assembléia Nacional e não descarta vir a disputar a presidência da Etiópia.

“Para mim, nada é impossível”, dizia ele na época.

Vamos ver se ele vai se dar tão bem entre a cartolagem como se saiu no esporte e na vida como empresário.

Haile é hoje um dos figurões da Etiópia, empregando mais de duas mil pessoas em diversas atividades, desde construção civil e hotéis até fazenda de café e revenda de autoimóveis. Também mantém atividades sociais para beneficiar comunidades mais pobres e é embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodolfo Lucena

59, é jornalista, gaúcho, gremista, cachorreiro, escritor e ultramaratonista – já fez mais de 30 provas longas em cinco continentes. Autor de “Maratonando” e de “+Corrida”, atuo... VEJA MAIS

Compartilhe por email!