Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Hoka Carbon X: um possível rival do Nike Vaporfly Next %?

Hoka Carbon X: um possível rival do Nike Vaporfly Next %?

Talvez a Hoka seja a marca que mais vem trabalhando para colocar no mercado uma grande quantidade de lançamentos a cada ano, com atualizações de destaque para cada modelo, além de utilizar seus atletas profissionais (corredores e triatletas) no desenvolvimento dos tênis. Desta vez, o produto que chama a atenção globalmente é o Hoka Carbon X, que é vendido há poucos dias nos Estados Unidos.

Assim como o modelo de EVO Carbon Rocket, lançado no início do ano, o Carbon X tem uma placa de carbono integrada à entressola. A ideia é a mesma dos já famosos Nike Vaporfly, que se esgotam mundialmente toda vez que a Nike coloca um lote à venda e são usados até por atletas patrocinados por outras marcas.

O Carbon X pode rapidamente se tornar o modelo preferido da marca em provas de longa distância de corrida e triathlon, em competições de Ironman 70.3 e full Ironman.

Ele tem a forma mais larga que o EVO Carbon Rocket, malha de cabedal mais flexível e densidade  de entressola e solado mais macia, gerando maior resposta e uma batida menos firme na região do antepé.

Olhando o Carbon X lateralmente, é nítido que o solado tem uma angulação curvada, e com drop reduzido, o que é uma característica dos modelos Hoka. O objetivo é contribuir para os atletas com aterrisagem no médio pé.

Mal foi lançado e o Carbon X já teve sua primeira vitória com a triatleta Emma Pallant no IM 70.3 França no dia 12 de maio. Ainda irei experimentar este modelo. Mesmo com a tecnologia empregada e a placa de carbono, não creio que será um modelo para brigar de igual para igual com o Nike Vaporfly Next % ou até o Vaporfly.

Leia mais

Hoka EVO Carbon Rocket+: lançamento em 2019

Nike Zoom Fly Flyknit X Vaporfly Flyknit 4%: em qual apostar?

VKTRY palmilha de carbono: não vale o investimento

Talvez o diferencial será a forma interna mais confortável no Carbon X, e maior suporte e estabilidade no momento da aterrisagem, algo que não existe no Vaporfly. Com relação a peso, o Vaporfly é 57 gramas mais leve por pé. Agora é aguardar para realizar os comparativos.

Mas o Carbon X deve desbancar o EVO Carbon Rocket na concorrência interna. O modelo de competição que chegou ao mercado no início deste ano era para ter sido lançado em 2016, mas a marca preferiu trabalhar mais no desenvolvimento do produto e segurar o lançamento até 2019.

Em provas de full Ironman, o EVO Carbon Rocket desbancou o Mack e o Tracer entre triatletas profissionais e amadores que utilizam tênis da marca. Na rápida experiência que tive com ele, fazendo uma pequena corrida com um par de um amigo, a percepção é que ele está mais para o Nike Zoom Fly Flyknit com relação à resposta. Ou seja, uma batida mais firme.

Hoka Carbon X

Categoria: Performance

Pisada: Neutra

Drop: 5mm (32mm calcanhar / 27mm frente)

Peso: 252 g – Tamanho 41 Br

Preço: U$180 – O tênis não será comercializado no Brasil.

Finalidade: Treinos de velocidade e provas de curtas e longas distâncias

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de pro... VEJA MAIS

Compartilhe por email!