Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Hoka One ganha espaço entre corredores

Hoka One ganha espaço entre corredores

Apesar de não ter comercialização no Brasil, a Hoka One é uma marca que ganha cada vez mais adeptos aqui no país, tanto na comunidade de corredores quanto entre triatletas. Seus modelos, marcados pelo conceito “maximalista”, chamam a atenção pela altura do perfil da entressola, além da leveza e do conforto.

Os primeiros protótipos da Hoka fora criados e desenvolvidos pelos franceses Nicolas Mermoud, um experiente corredor de montanha que trabalhou na marca Salomon, e Jean Luc Diard, que também trabalhou como designer-chefe de produtos na Salomon, em Boulder, no Colorado (EUA). A idéia inicial era produzir tênis para corrida de montanha com percurso técnico, como nos Alpes, Pirineus e Dolomitas. No entanto, eles notaram que os modelos poderiam ser produzidos com características específicas para treinos e competições no asfalto.

Nascida em 2010, a marca começou a atrair pouco a pouco a atenção de corredores americanos, interessados pelo conceito maximalista, que vem crescendo no mercado de running. Dos seus 11 modelos, o Huaka e o Clifton são os mais utilizados por corredores e triatletas.

No Mundial do Ironman Havaí de 2014, a Hoka ficou na 6ª colocação, com 6% dos modelos da marca utilizados por triatletas amadores, dentre os pouco mais de 2 mil participantes. Em 2013, a marca havia ficado no 13º lugar.

Em maio deste ano, a triatleta britânica Leanda Cave (campeã mundial do Ironman Havaí 2012) foi vice-campeã do Ironman Texas correndo com o modelo Clifton. Já em junho, o australiano Luke Mckenzie (vice-campeão do Ironman Havaí 2013) venceu o Ironman Cairns (Australia) correndo com o mesmo modelo.

Buscando sobreviver no agressivo mercado de tênis de corrida, a Hoka One foi comprada em 2012 pelo grupo amerciano Deckers Outdoor, detentor de marcas de sapatos, botas e sandálias. Mesmo com a aquisição, a Hoka One manteve sua dupla de designers, responsável pela criação dos modelos da marca.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de pro... VEJA MAIS

Compartilhe por email!