Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

A importância da fisioterapia esportiva

A importância da fisioterapia esportiva

A fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde, por meio de recursos físicos. Atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de avaliar, tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções. (Wilk K 2004).

As lesões causadas pelo esporte não ocorrem apenas em esportistas profissionais, mas também em pessoas que praticam atividade física de forma incorreta.

O fisioterapeuta que atua nessa área precisa dominar as modalidades esportivas em vários aspectos:

• Gesto dos movimentos (para poder reproduzir na clínica, principalmente na avaliação e na fase de retorno ao esporte);
• Biomecânica do movimento (fundamental para saber o que esta acontecendo durante a tarefa que esta sendo executada);
• Tipos de treinamentos (para poder discutir com treinador e achar a melhor estratégia para o atleta);
• Equipamentos para realizar o esporte (importante, pois um equipamento de qualidade inferior pode causar diversos danos ao corpo);
• E, por último, atualizado na melhores técnicas, recursos e conceitos de tratamento de fisioterapia, para poder aplicar o melhor recurso nos praticantes de esporte e atividade física.

A fisioterapia esportiva auxilia a resolve o problema de qualquer pessoa que tenha sofrido alguma lesão, com o programa de exercícios específicos, que ajuda a reverter tais efeitos e, até mesmo, prevenir possíveis lesões causadas quando alguma atividade física é realizada incorretamente.

Vale a pena ressaltar que, mais do que devolver o atleta e praticante de atividade física, deve-se pensar em devolvê-lo de forma segura, evitando reincidências da lesão em questão e que possíveis lesões podem ser evitadas com o auxílio de um fisioterapeuta.

 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Carlos Roberto Mó

É formado em fisioterapia, com especialidade na área esportiva, em ortopedia e distúrbio do sistema músculo esquelético. Como atleta amador, praticou corrida de aventura entre 2005 e 20... VEJA MAIS

Compartilhe por email!