Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

A importância do repouso

A importância do repouso

Por incrível que pareça, não é no momento da atividade física que estamos desenvolvendo o nosso corpo. A princípio, nesse instante o organismo está apenas lutando para permanecer em equilíbrio, sendo açoitado por todos os lados e fazendo de tudo para dar conta do recado. É justamente por isso que devemos nos desenvolver de maneira gradativa, respeitando os intervalos de descanso, para que o corpo se transforme de forma construtiva e positiva.

Há uma tendência em acreditar que o organismo se desenvolve sempre pela ação que fazemos sobre ele, e nunca pela reação. Ou seja, é comum pensar que é na hora do exercício que estamos fazendo o nosso organismo evoluir. Essa ideia errada deixa a noção do repouso com um crédito diminuto no contexto do treinamento. Acredite: treinar bem não é somente fazer um bom trabalho de esforço, de ação e de agressão aos nossos músculos, mas sim considerar a “reação” destes durante o descanso.

O período de repouso acaba tendo, por fim, muito pouca atenção ou até mesmo nenhuma importância. Quanto melhor for o repouso dos músculos colocados em ação, mais a pessoa terá crescimento e ganho de força, pois assim nossa “máquina” terá mais tempo e capacidade para assimilar o trabalho e o esforço.

O corredor tem de entender que é justamente naquele dia off que ele está faturando todo o trabalho imenso que fez durante os treinos. Então, meu querido leitor, nunca se esqueça de que trabalho e repouso andam sempre juntos.

Foi muito difícil enfiar na cabeça do Ayrton que o dia mais importante do treinamento de corridas estava justamente no dia em que ele dava uma trégua ao treinamento… Ele queria sempre treinar, treinar e treinar, sem atentar para o descanso adequado.

Todos os esportistas têm de entender que no treino estão apenas fazendo uma agressão ao seu corpo, aos seus músculos e ao seu coração. E no dia do repouso ocorre um processo de recuperação e crescimento de todo aquele tecido destruído. Para aqueles que fazem da corrida o seu entretenimento e a oportunidade de melhorar seus níveis de saúde aprendam que não é com a agressão ao aparelho cardiovascular, e sim com a sua hiper-recuperação, que vão melhorar cada vez mais o seu rendimento.

Valorize, portanto, esse momento importante de descanso, de pausa nos treinos, pois é ele que fará toda a diferença no resultado de seu trabalho. É nesse intervalo de tempo que você conseguirá elevar cada vez mais o seu nível de saúde e conquistar melhores condições de vida. Saiba que, caso não dê a devida atenção ao repouso, você irá deprimir o seu sistema imunológico e, em consequência, irá envelhecer prematuramente.

*Por Nuno Cobra

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!... VEJA MAIS

Compartilhe por email!