Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Kinesio taping: fita colorida usada por atletas de crossfit

Kinesio taping: fita colorida usada por atletas de crossfit

Kinesio taping é uma bandagem terapêutica que auxilia os músculos e tecidos a buscarem o seu funcionamento normal. Ela foi criada por Dr. Kenzo, quiropraxista, que percebeu que os músculos e tendões, quando submetidos a um estímulo externo, diminuíam a dor e exerciam sua função corretamente. No entanto, na época, os materiais que existiam, como esparadrapos, faixas e bandagens, dariam reações alérgicas ou limitariam o movimento.

A partir desse momento, teve início uma busca por um material elástico que pudesse ter uma tolerância na pele sem provocar reações alérgicas. Hoje, essa fita apresenta elasticidade semelhante à da nossa pele.

A primeira vez em que a kinesio taping apareceu foi nas Olimpíadas de 1988, em Seul, mas só nas últimas edições ela ganhou mais notoriedade. Desde então, é grande sua presença em centros olímpicos, centro de reabilitação e também em clínicas e consultórios.

A kinesio taping tem ótimos resultados tanto na prevenção como no atendimento primário, agudo ou crônico. Diversos benefícios vêm sendo pesquisados, como redução do quadro álgico, correção da biomecânica articular e funções musculares, melhora da circulação, reparação de lesões teciduais, facilitação e/ou limitação do movimento. Isso permite que ela seja usada em diversas áreas da saúde, como fisioterapia, acupuntura e quiropraxia.

 

Leia mais

Como o crossfit ajuda na luta contra a obesidade

Quiropraxia antes ou após o treino?

Crossfit: risco elevado de contágio

 

As fitas são feitas de algodão para prevenir reações alérgicas e  suas linhas imitam as impressões digitais. A duração da aplicação da fita é de 3 a 5 dias e não há diferença técnica entre as cores.

Aplicação

Além do conhecimento musculoesquelético, é necessário aplicar a técnica específica e adequada à disfunção em questão. É primordial o diagnóstico específico. O sucesso da bandagem será diretamente relacionado a esses conhecimentos e à aplicação correta.

As contraindicações são infecções de pele, celulite, ferida na pele, trombose e alergia para pessoas alérgicas. Em caso de dúvida, converse com o médico responsável para discutir a aplicação da kinesio taping.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Lilian Saldanha

Formada em Quiropraxia pela Universidade Anhembi Morumbi, pós graduada em pilates e pós graduanda em Neurologia Funcional pela instituição Carrick (EUA). Ex-professora universitária e a... VEJA MAIS

Compartilhe por email!