Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Crie lastro antes de correr longas distâncias

Crie lastro antes de correr longas distâncias

Se antes as corridas de rua majoritamente tinham corredores competitivos, ao longo da última década foram inseridas na modalidade pessoas que também buscam lazer e qualidade de vida. E para esse novo público o cronômetro já não é o principal ator.

Com o aumento do número de praticantes, o mercado de produção de eventos de corridas também cresceu. Se antes provas até meia-maratona eram as populares, novas distâncias foram incorporadas ao leque de opções, como as maratonas, ultras e ultratrails. E aí que mora o perigo em muitos casos.

O que temos notado é que os corredores novatos estão pulando etapas de preparação para participar das provas longas, sem possuir lastro esportivo e treinamento para tal.

Daí vemos as cenas deprimentes de corredores que vão participar dos 42k e já antes dos 30k estarem andando sem condição atlética para a empreitada. Vemos corredores chegarem carregados e se “superando” numa mistura de dor e martírio.

Lastro esportivo se adquire com muita rodagem e longo tempo de treinamento. Segundo treinadores de corrida, o tempo ideal para se estrear em uma maratona e terminar bem seria de cerca de dois a três anos de treinamento.

Neste tempo, o corredor passaria a ganhar lastro esportivo com a progressão paulatina das distâncias. Dos 10k para os 21k, dos 21k para os longos de 30k, e só então, dominando os ciclos, estrear nos 42km

Correr maratona não deve ser encarado como martírio e sim, prazer. Não existe fórmula mágica, somente treino.

 

Leia mais

Eliud Kipchoge adota estratégia do "menos é mais"

O que fazer quando a dor não vai embora?

Os tipos de pisos na corrida e a importância de variá-los

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30)... VEJA MAIS

Compartilhe por email!