Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Leve seus desafios a sério e tenha uma relação saudável com o esporte

Leve seus desafios a sério e tenha uma relação saudável com o esporte

Ufa… o ano está chegando ao fim! Foram muitos desafios e quilômetros percorridos para cruzar os pórticos de chegada das provas — que, por sinal, devem ter sido muitas, não é mesmo?

Tenho certeza de que não faltaram opções no calendário. 5 km e 10 km, meia-maratona, maratona, ultramaratona, triathlon sprint, triathlon olímpico, Ironman 70.3, Ironman full, duathlon, aquathlon, maratona aquática, revezamentos, corrida nas montanhas, provas nacionais, internacionais… certamente me esqueci de listar alguns outros eventos de endurance possíveis que recheiam o calendário esportivo.

O esporte de endurance, em especial, requer mais cuidados devido à necessidade de acumularmos um volume alto de treinos como preparação para que possamos realizar sonhos e deixar legados em nossas vidas.

Infelizmente, por mais que a busca seja frenética, ainda não encontramos fórmulas mágicas e um mapa com atalhos para evitar sacrifícios de acordar cedo contra a vontade, fazer musculação, encarar um treino indoor nos dias chuvosos ou com tempo reduzido, recusar doces, frituras, massas. Se um dia você encontrar tal fórmula milagrosa, peço que não se esqueça de me comunicar. Estou ansioso por isso!

Como, dificilmente, isso acontecerá, minha sugestão é que antes de pensar em se inscrever nos desafios, comprometa-se com você mesmo e com sua saúde física e psicológica.

Iniciar um ciclo de treinos intensos e com longas distâncias requer engajamento, dedicação, disciplina e foco. Para quem pensa que é saudável submeter o corpo a estas cargas de treino sem ajustar a dieta, equilibrar os treinos com a vida pessoal e profissional, ter bons profissionais por perto, sugiro que aproveite este finalzinho de ano para refletir sobre o assunto.

Não se contente em apenas cruzar linhas de chegadas, tirar fotos com as medalhas e publicá-las nas redes sociais. Faça tudo isso com muita saúde, disposição e muito bem. Surpreenda-se com você mesmo, orgulhe-se de seus feitos e tenha o esporte como seu grande aliado por muitos anos de suas vidas. Você não irá se arrepender!

Bons treinos e bora pra cima, galera!

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, tre... VEJA MAIS

Compartilhe por email!