Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Lição de casa: será que é mesmo importante?

Lição de casa: será que é mesmo importante?

Quem nunca temeu a lição de casa da escola, da faculdade ou da pós-graduação? Apesar de parecerem desnecessárias, elas assumiam (e ainda o fazem) um papel fundamental em nossa formação. A lição de casa exercita a capacidade de reforçar o conteúdo aprendido, mantém contato com o conhecimento fora da sala de aula. Além disso, cria-se disciplina e comprometimento com os estudos.

Você deve estar se perguntando, “mas o que isso tem a ver com saúde, treinos e qualidade de vida?”, pois respondo que tem tudo a ver! Imagino que você possua ambições, sonhos e metas. Para atingi-las, é preciso que corpo e mente estejam no mínimo sintonizados e funcionando bem. Por conta disso, alguns pré-requisitos precisam ser cumpridos, como se fossem lições de casa mesmo. Para quem busca mais saúde, qualidade de vida e melhoria no desempenho, a lição de casa inclui cuidado com a alimentação, com o sono, a prática regular de atividade física, mente e cérebro sempre ativos, tempo para cuidar do espírito, e por aí vai.

Estas tarefas diárias nem sempre são obrigatórias, mas se tornam fundamentais para nosso desenvolvimento, principalmente quando os sonhos e metas se tornam mais complexos. Como na lição de casa da escola, torcemos o nariz quando precisamos nos privar de algumas tentações, adiamos semanalmente o início da dieta, e para piorar, sempre bate aquela preguiça para começar um treino de corrida logo pela manhã!

Para “passarmos de ano” e deixarmos um legado de superação, é preciso assumir o controle e deixar a preguiça de lado. Afinal, não há nada melhor do que a consciência tranquila em poder aproveitar a vida com saúde.
Então, nada de ficar de recuperação ou reprovar o ano! Bora pra cima!

 

Leia mais

O trabalho de base está chegando ao fim! E agora?

Atividade física e bons hábitos, santos remédios!

Qual é seu plano de vida?

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, tre... VEJA MAIS

Compartilhe por email!