Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Musculação é essencial para corredores

Musculação é essencial para corredores

Atualmente vemos atletas-amadores fazendo uma infinidade de atividades paralelas às corridas: é pilates, é crossfit, é funcional. Mas se eu fosse eleger uma única atividade ela atende pelo nome de musculação.

Sim, a velha e boa musculação é a melhor, e por que não dizer essencial, atividade que um corredor deve ter em paralelo ao treino de corrida. Sempre relevei a atividade e não me lembro exatamente quantas vezes comecei e parei.

Mas voltei a treinar depois que uma lesão que começou como um simples torcicolo fez eu perceber que algo estava errado. Eu estava ficando mais fraco. Nos tiros de corridas mais fortes, as pernas pareciam que iam dobrar quando atingia maiores velocidades.

Segundo treinadores especializados em corridas, o fortalecimento muscular é essencial. Esqueça, no entanto, aqueles rapazes e moças cheios de músculos obtidos através de hipertrofia.

A musculação para corredores não visa hipertrofia, mas a força dos neurotransmissores com o intuito de melhorar a eficiência mecânica, preservando articulações, tendões, ossos e músculos.

A musculação para corredores exige séries com mais repetições e menos peso de duas a três seções por semana.

 

Leia mais

Crie lastro antes de correr longas distâncias

O que fazer quando a dor não vai embora?

Run fit e a mecânica de corrida

 

Um ponto que ressalto é a escolha da academia. Se você constantemente fica com preguiça de ir fazer musculação, lembre-se que academia boa é academia perto de casa ou do trabalho.

Me matriculei em uma das mais badaladas academias da cidade que ficava a uns três quilômetros de casa e conto nos dedos as vezes que fui treinar. Percebi que ficava desmotivado e com muita preguiça em me deslocar até a unidade.

Mudei de academia para uma bem próxima. Moral da história, já fui mais vezes treinar nesses últimos três meses do que um ano na academia badalada mas que ficava longe.

Vai por mim – e por dez entre cada dez profissionais de educação física. A musculação vai te dar maior segurança no aumento do pace, melhorar sua postura e mecânica de corrida, aumentar sua confiança tanto na subida como nas descidas e, o melhor de tudo, inibir muito o surgimento de lesões.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 28 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30)... VEJA MAIS

Compartilhe por email!