Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Na hora do aperto, foque no seu mundo de 90 centímetros

Na hora do aperto, foque no seu mundo de 90 centímetros

“Ei amigo, fique em seu mundo de 90 centímetros”. Meu mundo parou quando li essa frase no livro Não Há Heróis do ex-SEAL Mark Owen. Os diversos desafios já passados na montanha cruzaram a minha mente. Fez todo o sentido para mim.

Se você corre na montanha, em algum momento enfrentará uma situação que demandará tudo e mais um pouco de você. Isso é uma afirmação. Se já não aconteceu, acontecerá. Pode apostar.

Quer um exemplo? Você pode estar subindo o morro do Baipi, na Ilha Bela, mentalmente exausto. Suas opções: abandonar a prova, mesmo que não esteja enfrentando nenhum problema físico e encarar sua imagem no espelho no dia seguinte; ou respirar fundo, dominar os demônios em sua mente e seguir em frente?

No livro, Owen está escalando um enorme rochedo. Ele odeia altura e deseja enfrentar esse medo. Sua mente grita para seguir em frente, mas o corpo se recusa. Ele trava.

Em poucos instantes seu instrutor está ao seu lado e diz: “Apenas concentre-se em seu mundo de 90 centímetros. Concentre-se naquilo que você pode afetar. Você fica olhando para os lados e nada disso pode ajudá-lo agora, não é”?

Em uma situação em que a tomada de decisão é necessária, abster-se do todo e focar no que realmente importa é fundamental.

Essa atitude aparentemente simples é muito mais complicada de ser tomada após longas horas de prova ou sob condições climáticas adversas.

Mas é sempre reconfortante lembrar que uma boa solução pode estar contida em um espaço tão pequeno como 90 centímetros.

Leia mais

O desafio de correr à noite na montanha

Na montanha, caminhar também é correr

Correr “encordado” na montanha, pode?

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Karen Kornilovicz

Bacharel em Jornalismo, é blogueira e trail runner. Após mais de uma década correndo no asfalto, em 2011 trocou a rua pela montanha. Há um ano, descobriu também a mountain bike e a corr... VEJA MAIS

Compartilhe por email!