Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Não releve a off-season

Não releve a off-season

O período de ‘off-season’ é aquele compreendido entre diferentes temporadas dos atletas e é extremamente importante na vida do corredor. É sempre bom lembrar que o treinamento desportivo se baseia em um tripé formado por treino, nutrição e descanso.

Finalizada uma sequência de competições, após sua última prova-alvo, o corredor tende a ter um período de descanso chamado de off-season. Nesse período, que varia de 5 a 15 dias, o atleta pode parar totalmente de correr ou dar umas corridinhas descompromissadas, preferencialmente sem cronômetro e correndo distâncias curtas (até 5km) em ritmo de trote.

Neste espaço de tempo, ele pode optar por pedalar, nadar e fazer caminhadas leves, descansando o corpo para o futuro ciclo de treinamento. Importante também se ocupar com sua vida social, trocando o ‘sagrado’ horário de treino de corrida para fazer atividades como ler e passar tempo com a família e os amigos. Ou até ir ao cinema ou teatro.

Apesar deste artigo dar a opção de fazer corridas leves, o ideal é se desligar completamente da modalidade. Isso trará um fortalecimento psicológico e autoconhecimento ao atleta, mostrando a ele que existe vida além da corrida.

O equilíbrio é fundamental, na corrida e na vida, e respeitar a off-season é uma ótima ferramenta para atingir esse objetivo.

 

Leia mais

Maratonista, a hora de planejar 2018 é agora!

Por isso corro

Como escolher um treinador de corrida?

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30)... VEJA MAIS

Compartilhe por email!