Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

A nutrição no crossfit

A nutrição no crossfit

Como o crossfit é uma modalidade esportiva que combina diversas atividades diferentes, desde pular corda até levantar peso, a necessidade nutricional do praticante também é diferente. O gasto calórico elevado faz com que o crossfitter necessite de uma dieta personalizada com a finalidade de evitar a perda de massa muscular e aumentar o uso da gordura corporal como substrato energético durante o exercício.

Esse tipo de exercício, de alta intensidade, exige o consumo de nutrientes específicos para evitar lesões, acidose e risco de hipoglicemia.

É importante consumir níveis adequados de macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Mais importante ainda é a qualidade nutricional das fontes alimentares desses nutrientes. Afinal, não adianta comer um brownie e ir treinar pensando que o aporte de gordura e carboidrato foi atingido, não é?

Existem diretrizes e estratégias nutricionais para cada momento do treino de crossfit: antes, durante e depois. Assim, além de evitar lesões, é possível extrair o melhor do desempenho esportivo.

Tudo isso varia de indivíduo para indivíduo. Alguns funcionam melhor com uma dieta rica em proteínas e gorduras, outros com dieta equilibrada em macronutrientes (de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte) e alguns funcionam super bem fazendo jejum intermitente.

Para descobrir qual estratégia funciona melhor com você, procure um nutricionista para te auxiliar com as escolhas alimentares e evite abusar do seu organismo causando queda do sistema imunológico, desconfortos e lesões.

 

Leia mais

Como o crossfit ajuda na luta contra a obesidade

Os cuidados de uma gestante no crossfit

A acidose metabólica no crossfit

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Thais Barca

Nutricionista pela Universidade Mackenzie e proprietária da Clinutri Nutrição Clínica e Esportiva, na Penha (SP). Pós-graduada em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela USP e p... VEJA MAIS

Compartilhe por email!