Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

On Running mantém crescimento no mercado de corrida

On Running mantém crescimento no mercado de corrida

A On Running, sediada em Zurique e fundada em 2010 pelos suíços Olivier Bernhard, Caspar Coppetti e David Allemann, dobrou seu negócio em 2018 e planeja outro aumento de 100% em 2019.

O jornalista americano Daniel P. Smith, do portal Running Insight, entrevistou Coppetti, que falou sobre o forte crescimento no mercado global, em especial o americano, e também o planejamento da próxima temporada. A On Running vem marcando presença nos pés de cerca de 5 milhões de corredores em todo o mundo, em virtude de os tênis serem vendidos em mais de 5 mil lojas especializadas em 50 países, incluindo cerca de 1400 lojas somente nos Estados Unidos.

Leia mais

Hoka Rehi: o modelo de competição mais leve da marca

Nike Zoom Vomero 14 sai da “sombra” do Pegasus com novo design

Asics Dynaflyte 4 apresenta poucas mudanças

Além do mercado de running, a marca apareceu pela primeira vez no Mundial do Ironman do Havaí em 2012, quando o australiano David Dellow chegou na nona colocação correndo com o modelo Cloud Racer. Desde então, a marca cresceu e se consolidou no triathlon, patrocinando grandes nomes como o Espanhol Javier Gomez, o Belga Frederik Van Lierde (campeão mundial do Ironman Havaí 2013), o britânico Tim Don, entre outros atletas.

Atualmente a On detém cerca de 4% de participação de mercado no canal especializado de corrida, e a marca acredita que esse número pode chegar a 8%, talvez 10%, até o final de 2019. Nos Estados Unidos, a empresa está marcando forte presença em cidades como Miami, Chicago, Nova York e no estado da Califórnia. “Estamos planejando vender bem mais de um milhão de pares em 2019 e faremos isso em nossos canais de atuação”, diz Coppetti.

A área de pesquisa e desenvolvimento é comandada por Olivier Bernhard, ex-triatleta profissional (pentacampeão do Ironman Suiça) que, quando ainda competia, adicionou criativamente cápsulas de borracha à sola de seu tênis Nike para reduzir a dor no tendão de Aquiles, que atormentou sua carreira profissional.

Nos próximos meses, a On irá lançar 3 novos modelos, acreditando que vai aumentar ainda mais sua penetração no mercado e impulsionar seu sucesso. O primeiro lançamento previsto para fevereiro é o Cloudswift, e também será o primeiro modelo dos três lançamentos previstos a apresentar a espuma Helion que, de acordo com Coppetti, oferece maior retorno de energia e durabilidade.

Em junho será a vez do Cloudstratus, apresentando na sua base de amortecimento uma dupla camada das já conhecidas “nuvens”. Segundo Coppetti, será o modelo mais confortável e macio da marca. Com estes dois lançamentos, ele acredita em um crescimento rápido nas principais portas que vendem On Running no mercado americano.

A On também está explorando o crescente mercado de corridas de trail com os modelos liderados pela segunda edição do Cloudventure e Cloudventure Peak, com previsão de lançamento próximo do verão europeu.

Coppetti não esconde o desejo de posicionar a On como a principal marca de tênis de performance no canal de lojas especializadas, algo que pretende alcançar com um mix de modelos de amortecimento e performance. “Não estamos olhando para os grandes varejistas de artigos esportivos do mundo”, diz Coppetti. “Nos EUA, temos muitas pistas para crescer e vamos fazer isso com nossos parceiros no canal”.

Diante deste planejamento, a marca rejeitou a Amazon como um ponto de venda, concentrou-se na distribuição limpa e trabalhou para reforçar as políticas de preço, incluindo a colocação de uma etiqueta nos tênis para ajudar a garantir a integridade dos preços no mercado.

Até o momento, Coppetti diz que a On fechou cerca de 40 contas somente nos EUA para vendas não autorizadas com relação principalmente a política de preços.

Desde que chegou aos EUA há seis anos, a On tem tentado construir parcerias com os varejistas, oferecendo uma abordagem única ao produto e uma estratégia de mercado distinta. E esta estratégia, de acordo com Coppetti, não mudará.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de pro... VEJA MAIS

Compartilhe por email!