Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Perdido nas montanhas: os perigos de entrar sozinho em trilhas

Perdido nas montanhas: os perigos de entrar sozinho em trilhas

O corredor Eric Welterlin, de 53 anos, saiu de sua casa em Itajubá (MG) no último dia 16 para percorrer as trilhas do Pico do Marins. Era para ser mais um daqueles treinos longos na montanha. Está desaparecido desde então.
Bombeiros dos estados de São Paulo e de Minas Gerais além de diversos corredores estão em busca do atleta desde então.

Mas é como procurar uma agulha em um palheiro. Seu carro, um Golf branco, segue estacionado desde segunda-feira no Refúgio Marins.

Eric é um atleta experiente, foi vencedor dos 100 Km da Patagonia Run em sua categoria e tem diversas provas casca grossa em seu currículo, como a Ultra Trail du Mont Blanc e a Cóndor Race em Cusco, no Peru.

O tempo no Marins não estava bom no começo da semana. Eric não compartilhou seu trajeto de treino. Partiu sozinho para a trilha. Ele também não carregava um dispositivo de rastreamento.

É muito fácil se perder na montanha, ainda mais sem companhia e quando o tempo está ruim. Basta um instante, um erro de referência e você pode se perceber rodando em círculos em um vai e volta sem fim.

Não é sem motivo que, por precaução, antes de partir da montanha vale seguir algumas regras de ouro:

• Conferir as condições do tempo para todo o período estimado de sua estadia na montanha;
• Compartilhar – e seguir – o trajeto estipulado;
• Não entrar na trilha sozinho. Leve sempre um amigo;
• Não deixe de carregar o kit de primeiros socorros e outros itens de segurança como bivac, cobertor de segurança, anorak ou corta vento, segunda pele, além de uma provisão de comida extra mesmo que o céu esteja lindo e com uma “lua” só para você.

Pensamento positivo e torcida para que o Eric volte são e salvo o quanto antes para casa.

 

Leia mais

Andam banalizando as distâncias no trail running

Dicas para acampar em uma corrida de montanha

Lixo na montanha

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Karen Kornilovicz

Bacharel em Jornalismo, é blogueira e trail runner. Após mais de uma década correndo no asfalto, em 2011 trocou a rua pela montanha. Há um ano, descobriu também a mountain bike e a corr... VEJA MAIS

Compartilhe por email!