Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Planejamento, preparo, foco e objetivo

Planejamento, preparo, foco e objetivo

Olá pessoal, sou Carlos Roberto Mó, fisioterapeuta e apaixonado por atividade física. Meu esporte favorito atualmente é a bike, e pratico tanto mountain bike quanto ciclismo de estrada. Trabalho entre 12 e 14 horas por dia em minha clínica de fisioterapia em São Paulo. Sou especialista em Ortopedia, osteopata, quiropata e tenho duas pós-graduações. Estudo muito com objetivo de evoluir na minha profissão e melhorar a saúde dos meus pacientes.

Muitos devem se perguntar, como consigo encaixar a bike nessa história toda? Bom, desde a infância sempre pratiquei esportes (futebol, volei, basquete, patins   vertical,   hockey   in   line,   natação   e   musculação),   na   vida   adulta   fui   para maratonas, corrida de aventura, alta montanha e bike, onde estou no momento. Atividade física está na minha alma, é meu prazer. Tenho que arrumar   tempo   para   me   exercitar. Além disso, fisiologicamente, de uma   maneira   simples, a atividade física promove a nutrição dos tecidos, melhorando a concentração e a disposição para outras tarefas. Então, tenho que dar um jeito de trabalhar muito (pois amo muito o que faço) e treinar bastante – seria um sonho, mas faço o máximo possível. Para isso acontecer, precisei organizar algumas coisas:

 

1-Montar uma logística do meu dia;

2-Ter uma treinadora, que me escute e respeite meus limites (trabalho);

3-Amor ao esporte;

4-Foco;

5-Colocar sempre um objetivo ou desafio;

 

– Logística do meu dia: Entro na minha clínica às 7h da manhã e fico até às 21h. Precisei definir qual seria o melhor momento do dia para treinar. Muito cedo seria difícil, pois preciso tomar banho, me deslocar, etc. Como fisioterapeuta e empresário, preciso ter uma equipe de confiança e verificar em qual momento há uma janela de horas mais tranquila no dia.

-Treinadora: muitos acham (amigos também) que bike é só pedalar, mas não é assim. Tem muita coisa por trás desse esporte maravilhoso. E, diga-se de passagem, minha treinadora é fundamental na minha logística, pois ela me avalia dia a dia para ver quais as minhas possibilidades e limitações para realizar o treino no diário. Bike quatro vezes por semana, musculação duas vezes por semana, e um dia off.

-Amor ao esporte: sobre esse assunto nem preciso falar o quanto é gostoso, legal e divertido. A atividade física é benéfica em vários aspectos: emocional, social, desafio, conquista e aprendizado.

-Foco: essa palavra não é só para o esporte, é para nossa vida. Montar uma trajetória e caminhar nela. Na minha opinião, não existe trajetória simples. Existe trajeto sem rumo, e isso é errado. Colocar um rumo no esporte, no trabalho, na vida pessoal, faz toda a diferença.

-Objetivo e desafio: acredito que podemos conquistar tudo, mas temos que ser determinados, honestos e humildes. A maior dificuldade é manter um foco. A sabedoria ajuda muito nisso e a nossa determinação em conquistar aquele objetivo nos faz chegar onde esperamos.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Carlos Roberto Mó

É formado em fisioterapia, com especialidade na área esportiva, em ortopedia e distúrbio do sistema músculo esquelético. Como atleta amador, praticou corrida de aventura entre 2005 e 20... VEJA MAIS

Compartilhe por email!