Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Quanto tempo se leva para ficar bom no crossfit?

Quanto tempo se leva para ficar bom no crossfit?

Sou grande fã do site/aplicativo “Beyond the Whiteboard”. Além de ter um repertório gigantesco de treinos e movimentos de crossfit, as possibilidades de análise quantitativa e qualitativa de nossos treinos são intermináveis. O BTWB criou o Fitness Level, um índice que utiliza os resultados de seus treinos postados (monoestruturais, ginásticos e levantamento de peso) para apontar seus pontos fortes e fracos no crossfit.

Atletas com nível para disputar o CrossFit Games tem Fitness Level em 95, por exemplo. Levantamentos estatísticos do site apontam que são necessários de 5 a 6 meses para aumentar seu Fitness Level em 10 níveis.

Crossfitters novatos e intermediários podem melhorar mais rapidamente. Se você tem um nível entre 1-60, mantenha sua rotina e consistência, pois é possível aumentar seu Fitness Level em até 20 níveis por ano. De fato, na média, leva-se 19 meses para melhorar do nível 50 para o nível 80. E, para isso, basta comer adequadamente, dormir o suficiente e frequentar o box algumas vezes por semana.

Crossfitters avançados demandam, em média, mais 5 a 6 meses para aumentar seu Fitness Level em 10 níveis. Essa média permanece até que se atinja o nível 80. Avançar do nível 80 para o nível 90 demandará mais 8 meses em média, o que é 45% mais tempo do que o necessário para ir do nível 70 para 80. Para alcançar as regionals, você precisa alcançar o nível 90.

 

Leia mais

A nutrição no crossfit

Crossfit e Quiropraxia: saúde e bem-estar

Como o crossfit ajuda na luta contra a obesidade

 

Crossfitters de elite precisam alcançar o nível 95, exigido para se classificar para os CrossFit Games. Para isso, são necessários mais 6 meses adicionais. À medida que seu nível vai se tornando cada vez maior, a dificuldade para melhorar crescerá em relação direta. A diferença entre um ou dois níveis no topo é brutal.

Em nosso esporte, o desempenho deve ser observado, mensurado e repetido. Fica a indicação dessa excelente ferramenta disponível para qualquer fã dos treinos funcionais intensos e constantemente variados. Bons treinos!

 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Portela

Empreendedor, CrossFit Level 2 Trainer, Bacharelando pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Especialista em Administração de Empresas pela FGV-SP. Após mais de 10 anos praticando ... VEJA MAIS

Compartilhe por email!