Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

Restrição de carboidrato e o sistema imune

Restrição de carboidrato e o sistema imune

É conhecido que exercícios de longa duração, como triathlon, corrida/pedal longo ou exercícios de alta intensidade, como o crossfit, podem causar uma queda no sistema imunológico, aumentando o risco de infecções. Isso pode acontecer porque, durante o exercício físico, os níveis de açúcar no sangue tendem a diminuir e, em situações de restrição de carboidrato, isso acontece de maneira mais “intensa”.

Quando a glicemia cai por conta do exercício, o cortisol aumenta com o objetivo de estimular as vias catabólicas para fornecimento de substrato energético. Entretanto, quando ocorre esse aumento de cortisol, também ocorre redução de Imunoglobulina A (responsável por proteger nossas mucosas), causando aumento de fatores inflamatórios.

 

Leia mais

Jejum intermitente: será que vale a pena fazer?

Dieta paleolítica: realmente ajuda no emagrecimento?

Cafeína: pra bem ou pra mal?

 

Por isso, é comum conversar com pessoas que nunca fizeram atividade física ou que estão começando a intensificar os treinos que relatam ficar gripadas ou com crises de rinite e sinusite. Porém, não é necessário ter pânico, pois essas vias são adaptáveis conforme o nível de treinamento do atleta.

De qualquer forma, para evitar queda na performance, existem estratégias simples de suplementação nutricional para modular o sistema imune e reduzir os sintomas de imunossupressão, como o uso de ômega 3, vitamina D e probióticos.

Caso seja necessário fazer restrição de carboidrato como estratégia nutricional, converse com seu nutricionista sobre o uso desses suplementos e a melhor dosagem para você.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Thais Barca

Nutricionista pela Universidade Mackenzie e proprietária da Clinutri Nutrição Clínica e Esportiva, na Penha (SP). Pós-graduada em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela USP e p... VEJA MAIS

Compartilhe por email!
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]
[i]