Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Shoe Count Ironman Brasil: qual será a marca campeã?

Shoe Count Ironman Brasil: qual será a marca campeã?

O shoe count do Ironman Brasil, realizado anualmente pela revista de triathlon Tri Sport, atrai as atenções dos triatletas e corredores e, principalmente, das marcas de tênis de corrida, sendo um bom termômetro para se ter como referência a preferência dos mais de 2 mil triatletas inscritos na competição, que este ano vai acontecer no dia 27 de maio.

Fazendo uma prévia análise das 6 primeiras marcas no ranking de 2017 (veja o quadro completo https://www.ativo.com/experts/shoe-count-ironman-brasil-2017/) acredito ser possível a Asics manter a liderança, voltando a ter uma margem mais folgada com relação a 2ª  colocada. Isto dependerá muito da Adidas, que vem mantendo a vice-liderança desde 2016, em virtude da quantidade considerável de argentinos na prova, uma vez que a marca tem uma penetração relevante neste mercado e entre os triatletas.

Caso não tenham muitos argentinos na prova, é provável uma disputa mais acirrada entre Hoka One One, Mizuno, Nike, além de New Balance e Saucony, que ficaram empatadas na 6ª colocação em 2017. A Hoka One One, que ficou na 3ª posição, poderá este ano se consolidar com um número maior de pares entre os atletas que correrão a prova, ou até ter a possibilidade de alcançar a vice-liderança, dependendo, como expliquei, da quantidade de argentinos que utilizam Adidas na prova. Em 2017, a Hoka One One assumiu a liderança do shoe count no campeonato Mundial do Ironman Havaí, que por muitos anos era da Asics, que caiu para a 3ª colocação.

 

A Mizuno, patrocinadora da prova, que em 2017 ficou na 4ª colocação, é uma incógnita de como poderá subir no ranking, junto com Nike e New Balance, considerando que estas duas últimas não demonstram qualquer interesse no público do triathlon brasileiro, assim como nos números do Shoe Count.

Quem pode dar um bom salto ganhando algumas posições é a Saucony, uma vez que a marca está de volta ao mercado brasileiro, e sempre teve uma ligação muito forte com o triathlon desde os anos 80, quando patrocinou nomes como Scott Tinley, Mike Pigg, Dave Scott, entre outros. Lembrando que nos anos de 2013, 2014 e 2015 a Saucony manteve-se na vice-liderança do shoe count destas edições do Ironman Brasil, onde o distribuidor e importador da marca na época já demonstrava não ter forças ou interesse em brigar por uma fatia maior do mercado de tênis de corrida. Já era difícil encontrar os tênis da Saucony em lojas do Brasil, e ainda assim a marca se posicionava bem no Ironman Brasil. Isso demonstra a qualidade técnica dos produtos, agregada a ligação da marca com o triathlon.

Leia mais

Nike Epic React: prós e contras da novidade

Saucony Kinvara 9: menos de um mês para o lançamento

Soft Sole AIRR: conforto e amortecimento além das expectativas

A Skechers, que ficou em 7º lugar no shoe count de 2017, é uma marca para prestarmos atenção. Ela vem lançando bons produtos nos últimos 2 anos.

Fazendo uma análise geral, creio que a disputa do Ironman Brasil poderia ser um pouco mais acirrada entre as 5 ou 6 primeiras marcas do ranking no shoe count, considerando que algumas delas apoiam assessorias esportivas e estas treinam atletas para o Ironman Brasil. O triatleta é um consumidor exigente e aberto a testar novidades e a investir em novos produtos. Se algumas marcas de tênis, possuem interesse neste tipo de público, basta fazer um trabalho dentro das equipes que apoiam, buscando informações dos atletas que irão competir a prova, estudando a característica e histórico de cada atleta, para então colocar à disposição do atleta opções de modelos para treinar ou competir. O atleta irá se sentir valorizado com esta abordagem. Creio que somente enviar um modelo de tênis, em forma de presentear o atleta, acreditando que ele irá utilizar o tênis no dia da prova, não funciona.

Vamos ver quais serão as ações das marcas para este Ironman, lembrando que faltam pouco mais de 2 meses para o evento.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de pro... VEJA MAIS

Compartilhe por email!