Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Sinais claros de que o seu bike fit está errado

Sinais claros de que o seu bike fit está errado

 

 

A primeira coisa que a maioria das pessoas faz ao comprar uma bike (e me incluo nessa!) é dar aquela voltinha no estacionamento do prédio ou na pracinha perto de casa, e isso deve sempre ser feito ! Mas lembre-se: hoje em dia, as bikes têm tamanhos que variam de acordo com a pessoa e sua altura, assim como homens e mulheres que requerem ajustes específicos !

Quando a bike está muito boa não sentimos nada, a vida é boa, o pedal pode ser longo, o treino pode ser duro que nada acontece (além, claro, do desconforto muscular esperado devido ao grande esforço). Agora, se este desconforto vem logo no inicio do pedal, então a coisa é séria e você deve parar um pouco e buscar uma ajuda.

Mas quem pode me ajudar? Hoje muitas lojas contam com o serviço de bike fit (ajuste da bike ao ciclista) com ferramentas que vão desde os sistemas e métodos mais simples, até a analise 3D e biomecânica da pedalada. Procure uma bike shop perto da sua casa e não deixe de fazer – um bom bike fit pode mudar radicalmente o seu pedal.

 

Sintomas e causas do bike fit errado

 

Abaixo, sugiro alguns métodos simples para aliviar problemas e sintomas comuns na hora de pedalar: 

Dores na parte da frente do joelho (tendão patelar) –> Indica selim baixo. Suba um pouco (0,5 cm) de cada vez até aliviar essa pressão.

Dores na lombar –> Pode ter múltiplas causas, desde um selim baixo até um muito alto. Um guidão muito próximo do ciclista também pode ser a causa desse problema.

Formigamento nas mãos –> Pode ser causado por manetes de freio desalinhados, guidão muito próximo ao ciclista, manopla ou fita de guidão sem amortecimento. O selim com a ponta muito para baixo também pode ser uma causa, uma vez que o ciclista fica escorregando para frente.

Assadura –> Selim alto demais ou largo demais, ou a falta de uso de uma bermuda com um bom forro.

Formigamento ou sensibilidade no períneo –> Normalmente selim baixo ou tamanho incorreto. Outra causa é a ponta do selim muito alta.

Dor no tornozelo –> Acontece quando a pisada no pedal está desalinhada com o restante da perna.

Dor na cervical –> Sintoma de um guidão muito baixo ou muito longo.
Lembre que as atividades fora da bike também podem ser responsáveis por estas dores. Melhorar sua postura no dia a dia, principalmente durante as horas passadas no trabalho, também pode ter um grande efeito no alívio do desconforto. Uma rotina de musculação regular também é um grande aliado contra as dores musculares. 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Igor Laguens

É formado em educação física, especialista em treinamento de ciclismo e bike fitter certificado pelo Serotta International Cycling Institute. Treinador e diretor da assessoria esportiva ... VEJA MAIS

Compartilhe por email!