Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Tênis de corrida de rua são bons para trail?

Tênis de corrida de rua são bons para trail?

Alguns anos atrás eu havia escrito um artigo referente à utilização de tênis de competição em provas de trilha. De lá para cá, diversos modelos foram lançados tanto para corrida de rua quanto para “off Road”. Algumas marcas, principalmente as com foco no trail run como a Salomon, desenvolveram modelos conhecidos como “híbridos”, que atendem em condições de asfalto e trilha.

Muitos corredores me perguntam se há algum problema em utilizar o modelo de performance de corrida de rua em treinos e provas de trilha.
Isso depende muito das condições do terreno. Se considerarmos terrenos de terra batida ou cascalho, desde que não estejam molhados, sem subidas e descidas íngremes, é possível utilizar alguns modelos que não sejam desenvolvidos exclusivamente para trilha. Apesar da constante evolução das tecnologias aplicadas aos tênis de trilha, existem corredores e triatletas profissionais que preferem correr provas “off Road” com modelos de running (para treinos ou competições), mesmo que sejam patrocinados por marcas que possuam modelos de trilha em sua grade de produtos.

Eles não são atletas especialistas em provas de trilha, utilizando os tênis de performance nos treinos específicos de velocidade e em competições. Como já estão adaptados aos modelos, quando vão correr alguma prova de trilha, preferem manter o que dá certo no asfalto. Algumas vezes funciona, outras não.

Quando consideramos treinos e provas com muita subida, descida, terrenos com lama, etc., é melhor, no caso de amadores, utilizar modelos específicos de trail para não ter surpresas desagradáveis durante o treino ou prova, principalmente devido à falta de tração, onde se corre o risco (o tempo inteiro)de escorregar, o que acontece com modelos de corrida para asfalto.

Algumas das principais marcas do mercado estão com ótimos modelos para trilha em sua grade de produtos. Porém, nem todos os modelos são encontrados no Brasil. Quando você optar por um modelo para terrenos “off Road”, considere fatores como leveza, flexibilidade, cabedal com tramas abertas para drenagem de água quando molhado e, principalmente, o solado com cravos eficientes para tração.

Bons treinos!

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de pro... VEJA MAIS

Compartilhe por email!