Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Tênis de leve estabilidade: 9 sugestões para treinos e provas

Tênis de leve estabilidade: 9 sugestões para treinos e provas

Os tênis de leve estabilidade, indicados para corredores com pisada levemente pronada, tem pouca visibilidade e demanda no mercado brasileiro. De alguns anos pra cá, algumas marcas passaram a desenvolver a placa de estabilidade destes modelos com menos rigidez, deixando os tênis mais leves e confortáveis e, o principal, mantendo a qualidade.

Existem muitos corredores com pisada neutra que preferem modelos mais firmes e estáveis do que os mais macios de amortecimento. Diante destas características, não há problema caso este corredor opte por um modelo de leve pronação.

Em alguns casos, o corredor, por desconhecer os modelos de leve estabilidade, acaba investindo em tênis de estabilidade moderada que são mais caros, já que estes são os que as marcas trabalham com relação a estratégia de marketing.

Leia mais

Tênis de performance: comprar no Brasil ou no exterior?

New Balance 1080 v9: leve e com mais “cara” de tênis de corrida

Asics Nimbus 21: mais macio e confortável do que os antecessores

O mesmo ocorre com alguns modelos de performance. Se a variedade é pouca nos tênis de leve estabilidade para treinos diários, quando consideramos os modelos de performance, dá para contar nos dedos a pouca quantidade e variedade de modelos.

Abaixo vou colocar os 5 tênis de leve estabilidade para treinos diários e 4 de performance, diante de uma série de modelos desta categoria que tive a oportunidade de experimentar e alguns que comprei.

Leve Estabilidade – Treinos diários:

1º) 361º Sensation 3 – É uma pena que seja um modelo difícil de ser encontrado em lojas de corrida. Esta edição impressiona pela leveza, malha de cabedal com tramas abertas e o conforto.

2º) Brooks Ravenna 9 – Esta edição ainda não chegou no Brasil. O Ravennna, independente da edição, é um bom tênis considerando a boa estabilidade e conforto. Tive a oportunidade de experimentar a nona edição no ano passado logo que foi lançado no mercado americano. Comparado com a oitava, que é o tênis vendido no Brasil, a malha de cabedal é mais aberta e tem menos sobreposições.

3º) Skechers GoRun Forza 3 – Sem dúvida o modelo mais macio dos cinco que coloquei aqui. Faltou a malha de cabedal ter tramas abertas, facilitando a ventilação. Fora este detalhe, o tênis entrega boa estabilidade e conforto.

4º) Adidas Solar Glide ST – Não é dos mais leves, porém o conforto se sobrepõe ao peso.

5º) Saucony Liberty ISO – É o modelo mais firme comparado com os citados acima. Basicamente ele é o modelo Freedom ISO com o diferencial da placa de estabilidade e o solado com um composto em borracha de carbono mais rígido na borda interna.


Performance – Treinos de Velocidade e provas

1º) Saucony Fastwitch 8 – Depois do Fastwitch 4, na minha opinião, esta é a melhor edição que a marca já fez. Ainda é possível (dependendo da numeração) encontrá-lo no Brasil em algumas lojas. Um tênis com ótima estabilidade, malha de cabedal com tramas abertas e muito boa ventilação, além do sistema de drenagem de água pelo solado.

2º) Asics DS Trainer 23 – Um modelo leve, estabilidade indiscutível, malha de cabedal com poucas costuras, leve e confortável.

3º) Adidas Tempo 9 – Este é o modelo Boston com placa de estabilidade. A forma dele, assim como outros modelos de performance da Adidas, é mais compacta.

4º) New Balance 1500 V5 – Acaba de ser lançado. Desde a primeira edição lançada em 2015 até esta, o 1500 continua com a característica de batida bem firme e muito estável. O destaque deste lançamento é a malha de cabedal mais ventilada principalmente nas laterais, comparando com o antecessor.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de pro... VEJA MAIS

Compartilhe por email!