Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Tênis de pronação leve e moderada: veja a diferença

Tênis de pronação leve e moderada: veja a diferença

Tenho percebido que alguns corredores iniciantes e outros já com certa bagagem não conseguem diferenciar um tênis de estabilidade de outro de amortecimento da mesma marca. Isso porque, à primeira vista, eles são semelhantes, embora a principal diferença seja a placa de estabilidade.

Há alguns exemplos clássicos em que ocorrem essas dúvidas, como os da Asics (Nimbus e Kayano) e da Saucony (Triumph e Hurricane), entre outros.

As placas de estabilidade, na maior parte dos tênis de pronação, estão posicionadas na parte interna da entressola, na região do arco do pés. Algumas marcas colocam a placa com uma cor diferente da espuma da entressola, que normalmente é branca.

As placas costumam ser na cor cinza, mas também podem ser de outras cores. Algumas têm desenhos de ranhuras e até um tipo de respingos de tinta, como acontece nos modelos da linha GT, da Asics.

Para aqueles corredores que conseguem identificar essa diferença nos tênis de pronação, às vezes a dúvida surge entre um tênis de estabilidade leve e um de estabilidade moderada da mesma marca. Algumas marcas, inclusive, têm três modelos de estabilidade para treinos diários, como acontece com a Asics (GT-1000 / GT-2000 / KAYANO) e Brooks (Ravenna / Adrenaline /Transcend).

 

Leia mais

Tênis que cabem no bolso dos corredores iniciantes

Os tênis dos top 3 no Mundial de Ironman

Tênis da Asics: líder no Mundial de Ironman

 

As diferenças entre tênis de pronação leve e moderada normalmente são o maior volume de amortecimento nos tênis de estabilidade moderada e a extensão da placa de estabilidade, que é um pouco mais curta nos tênis de leve pronação. Em algumas marcas também conseguimos notar as diferença na densidade da placa, em que algumas são mais rígidas que outras.

No mercado americano, ainda podemos encontrar modelos para o controle de pronação severa, mas a quantidade de modelos resume-se a um ou, no máximo, dois por marca. No Brasil, esses modelos não são comercializados por não haver demanda de corredores com grau de pronação severa.

Em modelos de performance também é possível encontrar modelos neutros e de estabilidade semelhantes de uma marca, como os da Asics (DS Racer e Hyperspeed), da Saucony (Type A e Fastwitch) e da New Balance (RC1400 e RC1500), entre outros.

Nas imagens abaixo, é possível identificar pelas setas vermelhas onde estão as placas de estabilidade dos modelos Asics GT-2000 (leve pronação), Asics Kayano (pronação moderada), Saucony Guide (leve pronação) e Saucony ISO Hurricane (pronação moderada).

Quando for comprar seu próximo tênis para treinos diários fique atento a esses detalhes.

Veja as placas de estabilidade dos tênis:

Asics GT – 2000

asics-gt-2000_2


Asics Kayano

asics-kayano

Saucony Guide
saucony-guide

Saucony Hurricane
saucony-hurricane

 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de pro... VEJA MAIS

Compartilhe por email!