Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Termogênicos: qual a real necessidade de usá-los?

Termogênicos: qual a real necessidade de usá-los?

Quem nunca buscou na internet por suplementos milagrosos, aqueles que queimam gorduras, facilmente, sem esforço?  Ou, tem aquele amigo que usou um termogênico e emagreceu muito? Pois bem, e você já se perguntou que raio é esse de termogênico?! Vou tentar explicar para vocês um pouco mais sobre ele.

O que é um termogênico?

Os termogênicos são uma classe de suplementos que tem como objetivo o aumento da taxa metabólica do individuo, fazendo com que ele queime mais calorias e, com isso, a pessoa perca peso. Temos muitos, mas muitos termogênicos no mercado!

No Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) permite somente a utilização da cafeína em uma quantidade de 210 a 420 mg por dose. Já nos EUA e em outros países, é permitida a inclusão de outros estimulantes como efedrina, anfetaminas, etc. Essas substâncias podem causar hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, taquicardia e ate morte súbita.

Mas, daí você se questiona: será que posso usar alguns termogênicos naturais e que tenham efeito? Na verdade, nenhum suplemento natural ou alimento termogênico terá o mesmo efeito desses que contêm substâncias ilícitas. É por isso que você escuta que os produtos que se vendem no Brasil não funcionam.

Uso da cafeína como termogênico

E quanto à cafeína? Serve como termo? No Brasil, a cafeína é muito comercializada como termogênica. Porém, os estudos científicos nos mostram ao contrário. Que a cafeína funciona para acelerar a queima de gordura em animais que tenham mais tecido adiposo marrom (o que nós seres humanos adultos temos muito pouco!).

Outro fator que os estudos relatam é que nós temos adaptação fisiológica e, por isso, a dose de cafeína funciona por algum tempo. Depois, precisamos aumentar gradativamente a dose para ter efeito.

A cafeína em excesso pode trazer sintomas não muito agradáveis, como taquicardia, insônia, tremores. Tá, mas como vou saber se terei sintomas assim? Só consumindo o produto.

Há alguns anos atrás resolvi experimentar uma cápsula, quase morri! Ok! Estou exagerando, mas me senti muito mal e isso que sou uma pessoa que consome, no mínimo, 300 ml de café por dia.

 

Leia mais

Estudo: desidratação pode afetar o desempenho cognitivo

Rapadura: um doce que serve de suplementação para os corredores

Suplementos para corredores: dicas, benefícios e quando usá-los

Suplementos e termogênicos naturais

É importante salientar para vocês que existem alguns alimentos que podem te beneficiar no processo de redução de gordura, como, o gengibre, pimenta vermelha, canela e chá verde ou extrato de chá verde.

Porém, é necessário utilizar esses alimentos em uma dieta balanceada com a recomendação da sua nutricionista. Não adianta comer pizza e beber chá verde depois, achando que não vai absorver gorduras. Isso é mito total!

Mas, quer saber o trio que mais dá certo para o processo de emagrecimento?  ALIMENTAÇÃO REGRADA + EXERCÍCIO + VERGONHA NA CARA!

Sempre brinco com os meus pacientes que se termogênico funcionasse, já teríamos achado a solução para a obesidade. Por isso, foque nos treinos, procure uma nutricionista e vai embora correr pela cidade!

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Denise Entrudo

Nutricionista do esporte e apaixonada por exercícios, Denise trabalha com atletas de elite e amadores e está sempre em busca de conhecimento, aliando a nutrição e o esporte. É pós-grad... VEJA MAIS

Compartilhe por email!