Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Qual o melhor tipo de açúcar? Respondemos às dúvidas

Qual o melhor tipo de açúcar? Respondemos às dúvidas

Nossos leitores perguntaram sobre o melhor tipo de açúcar para consumir e surgiram dúvidas a respeito da teacrina, um suplemento que promete os mesmos benefícios da cafeína sem os efeitos colaterais. Tem alguma pergunta sobre nutrição? Comente nesta matéria para eu respondê-la em nosso próximo texto!

 

Qual o tipo de açúcar mais saudável para incluir na alimentação? E quais evitar? 

Antes de falar qual o melhor ou pior opção, é fundamental entender que o problema não é necessariamente o tipo de açúcar, mas o estilo de vida.

É importante consumir um açúcar mais saudável e nutritivo, mas pouco ou nada vai adiantar se continuarmos sedentários, dormindo mal e achando que a culpa do peso é do carboidrato.

Levando isso em conta, quanto mais escuro for o açúcar, melhor. Isso mostra que é menos processado e, portanto, com mais nutrientes (vitaminas, minerais e água).

Se for branco e fino, significa que o produto passou por muitos processos de refinamento, o que empobrece a sua qualidade nutricional.

Existe ainda o açúcar orgânico, cultivado sem a utilização de agrotóxicos e componentes químicos artificiais no processo de industrialização, e geralmente é bem mais caro.

Minha dica, além de recomendar açúcares de coloração escura (mascavo, por exemplo), é: experimente o sabor natural dos alimentos. Evite os industrializados, que tornam nossas preferências alimentares “dominadas”, monótonas e com baixa quantidade de nutrientes.

 

Leia mais

Cafeína ajuda nos treinos, mas não é solução mágica

Carboidrato: qual a dosagem correta?

A importância do sono para sua performance

 

Qual a finalidade da teacrina? Tem alguma contraindicação?

A teacrina é um produto fitoterápico. De acordo com pesquisas, possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, proporciona melhora no nível de energia, diminuindo a sensação de fadiga, e pode interferir positivamente na capacidade de concentração e foco, sem provocar irritabilidade. 

Outros estudos relatam que a teacrina pode provocar estímulos similares aos da cafeína sem seus efeitos colaterais.

Mas vale lembrar que as pessoas respondem de formas diferentes à cafeína, o que é observado depois de certo tempo de ingestão. Embora o suplemento seja recheado de predicados, o nível de confiabilidade ainda é baixo por causa da quantidade de informações disponíveis.

Para utilizar esse ativo, é importante consultar um nutricionista especializado em fitoterapia. Em hipótese alguma consuma um produto sem a devida orientação para não prejudicar a sua saúde.

 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Mariana Klopfer

Mariana Klopfer é formada em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora clínica da Nutricius - Nutrição Esportiva... VEJA MAIS

Compartilhe por email!