Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Em qual tipo de loja você compra seu tênis de corrida?

Em qual tipo de loja você compra seu tênis de corrida?

O mercado de corrida no Brasil cresce a passos largos, assim como o de triathlon (em proporção um pouco menor). Nos EUA, o crescimento dessas duas modalidades é avassalador, fazendo com que haja lojas de tênis especializadas espalhadas por todo o país.

Aqui no Brasil, também é possível encontrar lojas de tênis especializadas em corrida. Em algumas capitais, há lojas bem estruturadas, com produtos que são lançamentos e novas marcas, além de uma equipe de vendas geralmente bem treinada para atender a um público cada vez mais exigente.

Por outro lado, as grandes redes de lojas esportivas também apostam cada vez mais nesse mercado, acompanhando o crescimento da corrida, e contam com um um enorme “fôlego financeiro” que permite um maior poder de barganha junto às marcas. A força financeira também se reflete em grandes ações e campanhas de marketing para atingir a comunidade de corredores.

No entanto, boa parte das equipes de vendas dessas grandes redes deixa a desejar no atendimento. Orientação do produto ideal para a necessidade de cada cliente e falta de informações técnicas diminuem essa qualidade.

 

Leia mais

Dicas para lavar e conservar seu tênis de corrida

Chinelo: o parceiro do corredor no pós-treino e pós-prova

Saucony Freedom ISO: tênis confortável de performance

 

No meu ponto de vista, existem dois tipos de públicos que buscam essas redes para comprar algum produto de corrida. Um deles é o do novo corredor, que na “sede” de começar a correr não busca as informações básicas sobre o melhor tênis e seu tipo de pisada. Esse tipo de cliente se torna “presa fácil” de vendedores que sugerem o que há de mais caro apenas para atingir suas metas de vendas.

O outro tipo de público é formado pelos atletas que têm um pouco mais de experiência e conhecimento em produtos. Esses entram na loja com um objetivo definido, compram o que procuram e vão embora. Pelo que vejo, esse público é menor do que o primeiro grupo citado acima.

Já a terceira via das lojas de tênis de corrida são as especializadas norte-americanas, cuja principal característica são os preços baixos dos produtos,  infinitamente menores do que os praticados por aqui.

Muitos brasileiros fazem compras pela internet e solicitam às lojas que entreguem diretamente no Brasil ou em residências/hotéis de amigos e familiares que estão por lá. Eu me incluo nesse perfil de compras, na maioria das vezes.

E você, onde compra seu tênis de corrida?

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de pro... VEJA MAIS

Compartilhe por email!