Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Treinando na cidade para uma corrida de montanha

Treinando na cidade para uma corrida de montanha

“É possível treinar para uma corrida de montanha na cidade”. Foi com esta afirmação que o corredor e treinador José Virgínio de Moraes abriu a sua participação no seminário de Trail Run realizado na semana passada, em São Paulo, para a apresentação do percurso do El Origen 2018.

A maior neurose de quem mora nas grandes capitais e relativamente longe das montanhas é conseguir um espaço na agenda para encaixar uma trilha no longão programado para o fim de semana. Mas, embora aparentemente simples, isso nem sempre é possível.

Para quem, como eu, está vivenciando na pele essa dificuldade, José Virgínio tem a solução. “O importante é colocar o seu corpo em uma situação similar à que será experimentada em uma prova de corrida de motanha. Precisa simular subidas e descidas? Aproveite as escadas do seu prédio, um simulador na academia ou a trilha do Pai Zé no Pico do Jaraguá. Sem tempo para se deslocar para Campos do Jordão? Realize seu treino no percurso sinuoso e com subidas do Parque Alfredo Volpe, por exemplo”, sugere José Virgínio.

 

Leia mais

El Cruce x El Origen: qual é mais bacana?

Quando o ritmo não encaixa na corrida

Andam banalizando as distâncias no trail running

 

Outras boas opções, segundo o treinador, são o Parque Anhanguera, Aldeia da Serra ou até mesmo o Parque do Ibirapuera, fazendo a famosa volta da grade. Necessita de subidas? Monte um percurso que inclua alamedas próximas ao bairro em que trabalha ou reside. O essencial é manter a rotina de treinos sem desculpas.

Ah, e sobre o percurso do El Origen 2018? Ele promete ser épico. Depois de seis anos percorrendo diversas cidades da Patagônia, a organização definiu que no ano que vem ele será realizado nas trilhas do Parque Aconcágua, cruzando a fronteira até Portillo, no Chile.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Karen Kornilovicz

Bacharel em Jornalismo, é blogueira e trail runner. Após mais de uma década correndo no asfalto, em 2011 trocou a rua pela montanha. Há um ano, descobriu também a mountain bike e a corr... VEJA MAIS

Compartilhe por email!